Enquete divulgada hoje (02) pela Folha de S.Paulo revela que a maioria dos 513 deputados federais evita se posicionar sobre se pretende aceitar ou não a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer por crime de corrupção passiva. A maior parte da bancada de 30 parlamentares do Paraná também se revela omissa: 12 paranaenses confirmaram suas posições – a favor ou contra; os demais (18) disseram que não vão se pronunciar (cinco); que não sabem (seis); ou nem responderam à pergunta (sete).
Hoje, a bancada do Paraná está dividida em praticamente três grupos: o grupo da oposição ao Planalto, formado por Aliel Machado (Rede), Assis do Couto (PDT), Ênio Verri (PT) e Zeca Dirceu (PT); o grupo daqueles que se declaram “independentes”, formado por Leandre (PV) e Diego Garcia (PHS); e o grupo de aliados, que é majoritário, embora um ou outro já tenha se rebelado.
O resultado da enquete da Folha de S.Paulo revela, por exemplo, que três parlamentares que formalmente ainda pertencem à base aliada – Christiane Yared (PR), Delegado Francischini (SD) e Luciano Ducci (PSB) – já se posicionam a favor da aceitação da denúncia contra o chefe do Executivo.
Veja a posição de cada um dos 30 deputados federais do Paraná.
A FAVOR DA ACEITAÇÃO DA DENÚNCIA:
Aliel Machado (Rede)
Christiane Yared (PR)
Delegado Francischini (SD)
Diego Garcia (PHS)
Enio Verri (PT)
Luciano Ducci (PSB)
Zeca Dirceu (PT)
CONTRA A ACEITAÇÃO DA DENÚNCIA:
Evandro Roman (PSD)
Nelson Meurer (PP)
Nelson Padovani (PSDB)
Sergio Souza (PMDB)
Takayama (PSC)
NÃO VAI SE PRONUNCIAR:
Giacobo (PR)
João Arruda (PMDB)
Luiz Carlos Hauly (PSDB)
Luiz Nishimori (PR)
Sandro Alex (PSD)
NÃO SABE:
Alex Canziani (PTB)
Assis Do Couto (PDT) (Observação: o parlamentar informou posteriormente à Gazeta do Povo que não foi procurado pela Folha de S.Paulo e que seu voto é a favor da aceitação da denúncia)
Hermes Parcianello (PMDB)
Leandre (PV)
Leopoldo Meyer (PSB)
Osmar Bertoldi (DEM)
NÃO RESPONDEU:
Alfredo Kaefer (PSL)
Dilceu Sperafico (PP)
Edmar Arruda (PSD)
Osmar Serraglio (PMDB)
Reinhold Stephanes (PSD)
Rubens Bueno (PPS)
Toninho Wandscheer (PROS)
Leia mais: