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Aprenda como evitar golpes na internet – COMPRAS COLETIVAS
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Desde o início de 2010 os sites de compras coletivas conquistaram muitos consumidores, com a venda de produtos e serviços, com valores atraentes e abaixo dos normalmente praticados pelo mercado. A redução dos valores se justificava a partir da venda em quantidade das ofertas.

A fórmula de vendas foi trazida de outros países, porém se tornou um grande sucesso entre os consumidores na internet.

Segundo o Procon de São Paulo, reclamações contra sites de compra coletiva aumentaram mais de 400%, em relação ao mesmo período no ano passado. Comparando as reclamações de sites específicos, aumentaram mais de 700 %.

Mas além das reclamações pelo atendimento de má qualidade, existem ainda os oportunistas que produzem sites falsos com o objetivo de enganar os usuários.

Esse número tem crescido bastante também. Porém muitas das vítimas não prosseguem com o registro do crime e tão pouco se interessam em buscar alternativas judiciais.

Mesmo fazendo isso, não existe nenhuma garantia da resolução do problema, porque o simples acionamento judicial poderá não ser o suficiente, ficando ela incapaz de prover uma solução eficaz.

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Sem sombra de dúvidas, prevenir e tomar os cuidados necessários são as melhores opções para se evitar dor de cabeça.

Por isso, registramos algumas dicas, que se observadas poderão fazer com que você tenha uma compra mais segura.

Não existe também fórmula mágica nem milagres. Não existem nada 100% seguro. De qualquer modo as possibilidades poderão ser minimizadas.

1.Procure por referências entre amigos e conhecidos, mesmo nas redes sociais, sobre o site. Se nunca ninguém tiver ouvido do site, fique mais atento. Se outras pessoas já tiveram problemas em compras lá realizadas, nada impede que você também tenha. Em alguns casos, mesmos sites que proporcionaram vários problemas aos consumidores possuem qualificação positiva. Pesquise também em sites de relação como o

a.“Reclame Aqui” – www.reclameaqui.com.br

b.“Reclamao” – http://www.reclamao.com/

2.Verifique o prazo de validade da promoção. Algumas delas são válidas somente até alguns dias após a compra. Evite surpresas. Em alguns casos, como acontece com pacotes de viagens, existem algumas datas que você não poderá utilizar o serviço contratado. Verifique se as datas permitidas atendem a sua expectativa e necessidade.

3.Confirme o valor total do preço. Em alguns casos o valor exibido é somente parte do pagamento a ser realizado. Poderá ser requisitado pagamento posterior, se isso estiver previamente registrado.

4.Em caso de compras de produtos como pacotes de viagens ou passagens áreas, etc., verifique se o local de partida inclui a sua cidade, ou então de onde isso será realizado. Caso seja em um local distinto, considere os custos que você terá ao se deslocar até lá para o uso da promoção.

5.Verifique as formas de pagamento oferecidas.

6.Compare o valor do produto ou serviço em “promoção” com o valor normal em outras empresas. Algumas vezes os valores podem não estão muito abaixo do mercado, e ainda poderão trazer menos vantagens do que se comprado em outros locais.

7.Desconfie se o valor estiver muito abaixo do praticado pelo mercado. Não existem milagres nem fórmulas secretas para vendas.

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Sobre a segurança do Web Site

1.Procure por informações da empresa responsável pelo site assim como pelo produto exibido. Informações como endereço, telefone de contado e CNPJ podem ajudar na sua identificação. O fato de possuir essas informações também não garante nada, pois podem ser falsas ou de empresas de fachada criadas com o propósito de enganar consumidores.

2.Alguns web sites tentam induzir os usuários a acreditarem que se trata de outros mais conhecidos, através de nomes ou layout parecido.

3.Veja se o website possui um acesso seguro “https” assim como selos de certificação. Em alguns casos, sites falsos podem possuir também esses elementos.

4.Digite o domínio do site nas redes sociais. Isso poderá ajudar a encontrar outras pessoas que tiveram problemas com os site.

Ao fazer a compra

1.Leia com atenção o contrato de compra e os termos de uso do site.

2.Guarde todas as informações sobre a compra que você realizou, como os e-mails, comprovantes de pagamento e até mesmo cópia da página com as informações da promoção, caso seja necessário contestar no futuro alguma vantagem da promoção.

3.Caso o número mínimo de compras exigido na promoção não tenha sido realizado, lembre-se que deverá prontamente receber de volta os valores pagos.

Teve problemas ?

1.Entre em contato com os responsáveis pelo site coleto explicando sua situação.

2.Não conseguindo solucionar o problema em um tempo razoável, procure um advogado. Para valores de até 20 salários mínimos você poderá procurar o Juizado Especial de sua cidade. Nesse caso não será necessário um advogado. Esteja preparado para que o problema não seja resolvido tão rápido.

3.Registre o problema enfrentado em sites de defesa dos consumidores como forma de alertar outros usuários.

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