• Carregando...
A magia da areia
| Foto:

Hoje uma das pautas era no bairro Santa Felicidade, próximo ao campo do Trieste, na volta passei por um campinho na divisa com Campo Magro aonde a poeira levantava, meia dúzia de meninos jogavam a famosa pelada com uma surrada Jabulani, bola oficial da Copa da África, parei e acabei fotografando um pouco da brincadeira deles, espontânea, coisa de piá, diversão pura em meio ao verde de nossa cidade.

Futebol pelada20 Daniel Castellano

“O futebol brasileiro nasceu de sua mais legítima expressão: dos times improvisados, na beira da praia, time com camisa de um lado, time sem camisa do outro, linhas riscadas na areia, gols delimitados por pedaços de qualquer coisa e alguns goles de cerveja na cabeça. Uma pelada legítima, sem dono, sem juiz e sem cartola. É o futebol de onde nasceriam Leônidas, Pelé, Garrincha, Romário, Neymar, e Nelson Rodrigues.”

Do livro O Guia Politica­­­mente Incorreto do Futebol (Leya, 2014), os jornalistas Leo­­­nardo Mendes Júnior, da Gazeta do Povo, e Jones Rossi, da RPC TV, descrevem a gênese espontânea do esporte mais popular em terras brasileiras:

Daniel Castellano

Repórter Fotográfico

Futebol pelada22 Daniel Castellano

Futebol em Ano de Copa do Mundo Brasil 2014

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]