Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O Olhar de Flávio Damm

Flávio Damm (Foto: )

Aos 90 anos, o fotógrafo gaúcho conta no 12º episódio da websérie No Olhar, curiosidades de grandes coberturas históricas de Getúlio à Rainha Elizabeth II.

Por Fabiano Ferreira

Flávio Damm conta sobre sua trajetória e algumas das inúmeras curiosidades do seu trabalho como fotojornalista. “Quando era criança, costumava ler o jornal por cima do ombro do meu pai. E um dia perguntei: quem é que faz essas fotos? Eram as primeiras fotografias da guerra, com os mortos e bombardeios. ‘Eles são soldados fotógrafos. Eles veem por quem não viu’. Essa frase foi fundamental na minha vida. Naquele momento não pensei a fotografia como profissão, mas eu senti como isso seria encantador”, relata o fotógrafo de 90 anos.

Eleito um dos oito “bressonianos” brasileiros, Flávio Damm participou ativamente da mudança decisiva no modo como o fotojornalismo passou a ser praticado no Brasil, na década de 1950. A fotografia ganhou força com uma narrativa convincente para a verdade histórica e o fotógrafo assumiu a responsabilidade de ser o olho de quem não podia estar presente diante do acontecimento.

Dentre os feitos desta época em que trabalhou na Revista O Cruzeiro, destaca-se o fato de ter sido o único brasileiro presente em coberturas internacionais marcantes, como a coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, na Inglaterra, e na ocasião em que o primeiro foguete foi lançado da base de Cabo Canaveral, em 1957, nos Estados Unidos e a revolução da Bolívia e no Paraguai.

Em sete décadas como fotojornalista, Damm percorreu o vasto território brasileiro atrás da descoberta de um país que poucos conheciam. As inúmeras viagens pelo Brasil e exterior foram sempre registradas com filme preto e branco e lhe renderam 28 livros e um acervo com mais de 60 mil negativos arquivados.

Suas fotografias sugerem muito mais do que o simples fato retratado. Elas são carregadas da singeleza própria das situações cotidianas, sem abdicar de uma elaborada poética visual, fruto de anos de observação das relações entre as pessoas e os lugares onde vivem. “Hoje as coisas mudaram, interiorizar o Brasil, hoje, ficou muito mais fácil do que naquela época, quando tínhamos que atravessar o rio São Francisco a pé ou a remo, contramaré. Mas foi bom. Se pudesse voltava hoje em 1950 para fazer as mesmas coisas. E faria feliz da vida”, conclui Damm.

Flávio Damm

De acordo com o diretor da websérie, Tiago Ferraz, a ideia de produzir o No Olhar surgiu da necessidade de encontrar informações sobre fotógrafos brasileiros compiladas em formato documental. “Hoje encontramos muitos tutoriais técnicos, mas ainda existe uma carência em conteúdo sobre linguagem fotográfica e sobre a trajetória dos fotógrafos.  Durante a produção da primeira temporada, percebemos que este projeto ia além de um simples registro e o que tínhamos em mãos era um acervo da memória da fotografia brasileira dos últimos anos”, complementa.

A busca pelo lado humanista dos entrevistados também aparece na contrapartida do projeto. Mais de 100 crianças da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre fotografia, se deixando encantar pela arte, assim como relatou Walter Carvalho, no primeiro episódio. “Essa iniciativa é muito gratificante, pois promove a descoberta de novos talentos nas áreas menos favorecidas da sociedade”, acrescenta Ferraz.


Confira em ordem alfabética os fotógrafos e fotógrafas que fazem parte desta temporada, lembrando que toda segunda-feira um novo episódio será exibido:

Arthur Omar (MG)
Cesar Barreto (RJ)
Dario de Dominicis (radicado no RJ)
Joaquin Paiva (ES)
Kitty Paranaguá (RJ)
Luiz Garrido (RJ)
Marcia Charnizon (MG)
Marcos Bonisson (RJ)
Nana Moraes (RJ)
Paulo Marcos (RJ)
Pedro Vasquez (RJ)
Walter Firmo (RJ)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.