É bem provável que a atual geração digitadora sofra mais no futuro com doenças que causam demência, como o Alzheimer. Como as atividades manuais e a leitura (de perfil mentalmente ativo) tem sido negligenciadas em favor de TV, séries e redes sociais (de perfil passivo), vejo um futuro bem sombrio se desenhando.
Se você ficou assustado, saiba que não é tarde para realizar mudanças em sua vida. Não fumar, evitar o álcool, se alimentar bem e fazer atividades físicas são importantes para manter seu cérebro saudável. Mas não bastam: é preciso ao longo da vida realizar atividades intelectualmente desafiadoras, não importa a idade. Aprender novas coisas, estudar idiomas. Buscar um hobby que envolva trabalhos manuais, como marcenaria, tricô, desenho, pintura. E não abandonar a escrita cursiva!
Para quem se interessa pelo assunto, recomendo 2 excelentes livros: Produzindo Inteligência, do professor Pierluiggi Piazzi e The Missing Ink, de Philip Hensher.
Se vocês desejarem, posso fazer hangouts no YouTube e videoaulas para discutirmos melhor novas maneiras de ser aprender e ser criativo. Deixem sua opinião nos comentários!