A Microsoft também é dona do Wunderlist, um app de tarefas mais antigo que foi comprado depois por ela. Por que ela tem 2 soluções de tarefas, isso é um mistério. Em todo o caso, os anos passam e minha birra com o Wunderlist permanece. Logo no início do serviço, após um upgrade de versão, passei pela desagradável experiência de perder todos os dados. É difícil recuperar a confiança em um serviço após incidente tão grave, mas fiz nova tentativa no final do ano passado. Ele está mais completo e bonito, mas uns bugs chatos no calendário da versão Android não mudaram minha rejeição.
Quem me acompanha sabe que esta é minha solução já há alguns anos. E continuará sendo em 2018. Uma coisa que só o Todoist consegue: ser super simples e intuitivo para usuários iniciantes, mas ao mesmo tempo, ser recheado de recursos e integrações para os mais exigentes.
Além de usá-lo na minha vida, uso com meus alunos e clientes leigos em tecnologia que buscam ser mais organizados. Já dei até uma aula online sobre tarefas usando-o como referência, explicando ainda conceitos básicos que você pode aplicar em sua vida mesmo que você ainda use agenda de papel.
Gosto particularmente da adição inteligente de tarefas (ele entende quando digo “dia das mães” e coloca na data certa no calendário) e o reagendador automático de tarefas atrasadas, escolhendo sozinho aa datas ideais por “aprender” com meus hábitos de produtividade.
Possui uma versão gratuita básica e uma paga com mais recursos. É possível também compartilhar projetos e tarefas com outros usuários, em formato de chat com direito a anexo de arquivos.
De cara confesso que não curto muito o jeitão hiper clean e moderno do Any.do, mas reconheço sua eficiência e empolgação dos fãs, principlamente entre a turma da Apple.
É bem completo e a exemplo do Todoist, funciona também na nuvem e com versões gratuita e paga. Apesar de não ser usuária, reconheço nele uma função matadora: integrar-se ao calendário do seu smartphone, permitindo a visualização (e edição!) tanto dos compromissos como tarefas em um único ambiente. Só o Any.do faz isso atualmente. Matador! Uma pena que deixa meio de lado quem usa PC Windows.
Há duas soluções interessantes para gerenciar tarefas e projetos de equipes: o Trello e o Asana. Já usei o Trello em um projeto há algum tempo e confesso que não me adaptei. Para quem é “mobile first”, falta maior versatilidade em alguns recursos; para certas coisas ele exige conexão permanente — para mim, o problema mais sério, mesmo em se tratando de uma solução com viés corporativo. Já o Asana é mais simples, a ponto de, perto do Trello, nem parecer uma solução para equipes. O Todoist também tem ferramentas de colaboração e, nisso, ambos funcionam de forma parecida. O Asana é mais bonito e limpo em mobile que o Trello, que ao meu ver, com sua interface de cards, é mais bacana em desktops. Deixo a escolha a cargo do leitor, que deve experimentar tudo antes de fazer sua escolha.