• Carregando...
Imagem Free
Imagem Free| Foto:

Como nossas ações impactam no meio ambiente e no mundo?

Imagem Free

Imagem Free

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 na Conferência de Estocolmo, na Suécia, e tem o objetivo de estimular a ação e conscientização global em prol do meio ambiente, baseando-se em uma temática anual específica.

Para o ano de 2014 o tema é “Aumente sua voz, não o nível do mar”, que alerta a respeito das mudanças climáticas que vem elevando a cada ano o nível dos mares, o que poderá resultar no futuro desalojamento de milhões de pessoas em todo o mundo. Todos os anos a ONU define um local no mundo para ser a sede das comemorações, e por conta do tema proposto, este ano será a ilha caribenha de Barbados, que vem investindo em projetos contra a mudança do clima.

Todas as nossas pequenas, médias ou grandes ações refletem no meio em que vivemos, sendo elas boas ou não. Um carro a menos na rua, cinco minutos a menos no banho, dez sacolas plásticas a menos jogadas no lixo, se multiplicados por pessoa, por semana, pelo número de moradores de um condomínio minimizam o nosso “rastro” no planeta. Do ponto de vista global não temos como jogar algo fora, o alimento que sobra no nosso prato e depois vai para o lixo continua no planeta, os gases emitidos continuam em algum lugar, quanto e o que estamos deixando espalhado por aí? Todos esses nossos resquícios influenciam no meio ambiente e no clima global.

Bons hábitos chamam novos bons hábitos. Que tal começar? Como você pode contribuir para um futuro melhor?

Você também pode participar do Dia do Meio Ambiente, basta realizar qualquer ação de preservação ou conscientização ambiental e registrá-la no site do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Vamos realmente “Aumentar a nossa voz, não o nível do mar”.

 

Artigo escrito por Liana Weigert, colaboradora do Instituto GRPCom em Curitiba.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]