Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Cida retira projeto de Richa que corrigia erro na reforma da previdência

Projeto previa retirada de teto para aportes do governo ao fundo de previdência (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo) (Foto: )

A governadora Cida Borghetti (PP) pediu a retirada do projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) que previa a correção de um dispositivo da reforma da previdência dos servidores, feita em 2015. O governo explicou que optou pela retirada para que a Secretaria da Fazenda e a Paranáprevidência possam refazer os cálculos atuariais e avaliar a necessidade da alteração.

A expectativa é que após as tratativas, um novo projeto sobre o tema seja reenviado. A questão básica desse eventual novo projeto segue sendo a retirado do limitador para os aportes que o governo fará ao fundo de previdência a partir de 2030.

O projeto que Richa havia encaminhado à Assembleia tentava reverter uma emenda que foi apresentada em 2015 pelo então líder do governo Luiz Claudio Romanelli (PSB). A emenda limitou em 22% do total da folha de pagamento do Fundo de Previdência os aportes que deverão ser feitos ao fundo a partir de 2030. Com esse teto, as contas não vão fechar. Ou seja, o governo precisa ampliar o volume de aportes para que o fundo não entre em desequilíbrio a partir de 2030.

O deputado Romanelli afirmou que a emenda foi fruto de um processo de negociação com as entidades sindicais e que também foi examinada por outras instituições. Ele alega que o limitador de 22% tinha o objetivo de garantir que o tesouro do estado não ficasse muito pressionado com os aportes.

Acompanhe o blog no Twitter. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.