Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Requião vai à Justiça para impedir posse de Flavio Arns

Roberto Requião (MDB)(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo) (Foto: )

O senador Roberto Requião (MDB), derrotado na disputa pela reeleição, entrou com um processo na Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (19) para tentar cassar o diploma do senador eleito Flavio Arns (Rede). O pedido tem como base uma condenação de Arns no Tribunal de Contas do Paraná que transitou em julgado no dia 4 de outubro deste ano, três dias antes da realização do primeiro turno das eleições.

A condenação é referente à reprovação das contas de Arns enquanto secretário da Educação que aconteceu devido a irregularidades em um convênio de R$ 158 mil realizado entre a Secretaria de Educação do Estado e o Município de Honório Serpa, em 2012. O convênio tinha o objetivo de contratar transporte escolar para alunos da rede estadual.

As irregularidades apontadas na decisão do relator Artagão de Mattos Leão, ratificadas pelo colegiado do Tribunal, foram a existência de despesas duplicadas e a não comprovação do saldo final do convênio. Por isso, Arns foi condenado ao pagamento de multa e teve seu nome incluído no cadastro de responsáveis com contas irregulares.

Por essa condenação, sustentam os advogados de Requião, Arns estaria inelegível na data das eleições. Se o pedido prosperar, Requião é quem deve assumir a cadeira de Arns no Senado Federal, já que foi o terceiro colocado nas eleições em que foram escolhidos dois senadores.

O que diz Flavio Arns

O senador eleito encaminhou uma nota à imprensa informando ter tomado conhecimento pela mídia da ação proposta por Requião.

“Esclareço que esta ação teve por base uma decisão já revista, a meu favor, pelo próprio Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Neste sentido, renovo os votos pela construção permanente da séria e boa política, agradecendo a todos pelo apoio recebido. Será o Nosso Mandato!”.

Acompanhe o blog no Twitter. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.