Sem lutar desde maio de 2016, o peso-pesado (até 120 kg) Augusto Sakai volta o cage do Bellator no próximo dia 19 de maio, em Londres. E o adversário, sem dúvida, é o maior teste da carreira do curitibano de 25 anos.
Extremamente experiente, o francês Cheick Kongo — que terá 42 anos na data do combate — vem de quatro vitórias seguidas e acumula oito triunfos em dez lutas desde que deixou o UFC, em 2013.
Originalmente, Sakai enfrentaria Javi Ayala no Bellator 178, mas o rival se lesionou e o duelo foi cancelado. O novo oponente, porém, traz outro nível de desafio para brasileiro.
“Não tem como não estar empolgado após um ano parado. Estou muito feliz de poder voltar a lutar, ainda mais com uma luta tão importante como essa, contra o Cheick Kongo. Todo mundo vai estar de olho”, comemora Sakai, recuperado de uma fratura no braço esquerdo.
Invicto em dez lutas na carreira (nove vitórias e um empate), o paranaense espera provar que tem potencial para estar entre os melhores da categoria, cujo cinturão está vago. A luta principal do evento é entre o inglês Paul Daley e o canadense Rory McDonald.
“Vou poder mostrar mais uma vez meu trabalho, que estamos não caminho certo. Não estamos de brincadeira. Não estou em um dos melhores eventos do mundo à toa. Motivação total”, completa o lutador, que curiosamente deveria ter enfrentado o francês em fevereiro do ano passado, mas se machucou.
Mais de um ano depois, derrotar o ex-UFC o colocaria um passo à frente para uma disputa de título. “Vencendo o Kongo ele avança na briga para se tornar o próximo desafiante”, garante o presidente do Bellator, Scott Coker.
Fotos: Daniel Castellano/Gazeta do Povo