Em decisão liminar, a Justiça determinou que o Atlético faça a publicação do edital de convocação da assembleia de sócios, prevista para 9 de dezembro. O clube pode recorrer da determinação.
A decisão foi proferida pela juíza Julia Maria Rezende, da 23ª Vara Cível de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (24). Uma resposta ao pedido feito pelo movimento Atlético de Novo, no dia anterior.
“É uma vitória dos sócios do Atlético, nós somos apenas os porta-vozes dessa insatisfação com o andamento das coisas no clube”, afirma Fernando Munhoz, representante do grupo oposicionista.
Como a assembleia foi marcada para o dia 9 de dezembro, o Atlético tem até o dia 1º para publicar o edital. Foi imposta pela Justiça uma multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento.
No despacho, a juíza Julia Maria Rezende indicou ainda que o Furacão publique a lista dos sócios em condições de participar do encontro (com três anos de associação ininterrupta) até a data da assembleia.
Julia Maria Rezende avaliou também como irregular a conduta do Conselho Deliberativo do Furacão de conferir a autenticidade das assinaturas. “A conferência não está prevista no estatuto”, considerou.
Entenda o caso
O movimento Atlético de Novo, em parceria com a torcida organizada Os Fanáticos, coletou 3.667 assinaturas de sócios, o equivalente a 1/5 do número total de associados, para a realização de assembleia geral. Documento que foi protocolado no Furacão no dia 27/10.
Recebido o pedido, o Atlético teria até cinco dias para convocar a reunião. Entretanto, no dia 7/11, o Conselho Deliberativo solicitou um prazo de 15 dias para fazer a autenticação das assinaturas — os sócios passaram a receber ligações telefônicas para saber se, de fato, engrossaram o pedido.
Mais tarde, no dia 9/11, o movimento de oposição decidiu convocar a assembleia, e marcou o encontro para dia 9 de dezembro, às 10 horas, no estádio Joaquim Américo.
Posteriormente, dia 14/11, Mario Celso Petraglia, presidente do Deliberativo, fez manifestação sobre o assunto. O cartola alegou que a contagem de cinco dias para a convocação da assembleia só iniciaria após a confirmação da autenticidade das assinaturas.
Temas a serem discutidos
Dentre as principais pautas propostas, estão: adoção de planos de sócios populares; não alugar a Baixada em dias de jogos do Atlético; pintar o estádio com as cores do clube; adaptações na biometria; liberação das organizadas e demonstração de contas do período pós Copa de 2014.