Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Enquanto Atlético sobe no avião da CBF pra Copa, entidade esvazia votos dos clubes

Enquanto Atlético sobe no avião da CBF pra Copa, entidade esvazia votos dos clubes (Foto: )

Com Marco Polo Del Nero, presidente afastado da CBF por suspensão imposta pela Fifa, praticamente sem chance de retorno ao cargo, a entidade já está costurando apoio para antecipar suas eleições. A organização foi atrás das federações estaduais para emplacar o plano e um sucessor indicado por Del Nero, com mandato que encerra em abril de 2019.

E os clubes? Bem, os clubes, claro, só pra variar estão de fora. São os protagonistas das competições, pagam os salários dos jogadores, fornecem atletas para as seleções brasileiras de base em todas as categorias, atraem audiência para a televisão, mas, na hora de participar das eleições, acabam sempre escanteados.

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi o único a se manifestar até então. E acusou a CBF de estar tramando um “golpe” para eleger Rogério Caboclo, o preferido da entidade e de Del Nero. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, seria um possível candidato escolhido pelos clubes.

É só mais uma ação da entidade que rege o futebol nacional para garantir a manutenção do poder. No início do ano passado, a CBF alterou o seu estatuto dando peso maior aos votos das federações dos estados. Em caso de as federações votarem em bloco, é o suficiente para elegerem um candidato, mesmo com os todos os clubes escolhendo juntos.

Enquanto isso, no mês passado a CBF sorteou 10 clubes para embarcar num voo para assistir, com hospedagem, alimentação e ingressos pagos, a primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. E o que fizeram os clubes, alguns deles críticos da entidade como o Atlético? Correram para fazer check-in e reservar um lugar na janelinha do voo da alegria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.