Amigos, chegamos ao capítulo final da nossa saga que apresentou fotos de quase todos os jogos do Coxa no Brasileiro de 85. Diante do Atlético-MG, há 30 anos, o denodado escrete de Ênio Andrade fez 1 a 0 e saiu na frente na disputa semifinal.
Depois, o Alviverde foi jogar em Belo Horizonte, no Mineirão, quando buscou um empate que o levou à final, e fechou a campanha gloriosa no Rio de Janeiro, contra o Bangu. Voltou a encontrar a torcida em Curitiba para festejar o caneco inédito.
O jogo no Couto Pereira acabou decidido pelo zagueirão Heraldo, em arremate de joelho, coxa, ninguém sabe ao certo até hoje, só que terminou nas redes do goleiro João Leite. A representação mineira, aliás, poderia ser chamado de Selegalo, tantos jogadores de seleção brasileira dispunha (Luizinho, Nelinho, Reinaldo, Paulo Isidoro, Elzo etc). De nada adiantou.
Outro fato memorável marcou aquela noite. Em dado momento, um blecaute atingiu o estádio. Foram 20 minutos de escuridão, quebrada pela luz dos isqueiros dos torcedores, que iluminaram as arquibancadas do Alto da Glória e, involuntariamente, criaram a primeira versão do Green Hell da história (como bem lembrou o camarada Luiz Betenheuser).
Mais detalhes da epopeia coxa-branca você acompanha na página especial da Gazeta do Povo. E logo abaixo das fotos, temos a ficha do jogo.
As fotos são de RUBENS VANDRESSEN.
As imagens pertencem ao arquivo GRPCOM, NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS SEM AUTORIZAÇÃO.
**************** CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR****************
Coritiba 1 x 0 Atlético-MG
Estádio: Couto Pereira. Árbitro: Carlos Sérgio da Rosa Martins (RS). Renda: Cr$ 357.675.000,00. Público: 33.041 pagantes.Gol: Heraldo (C), aos 12/2º.
Coritiba
Jairo; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir, Toby e Marco Aurélio; Gil, Índio e Edson.Técnico: Ênio Andrade.
Atlético-MG
João Leite; Nelinho, Oliveira, Luizinho e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Paulo Isidoro e Everton; Sérgio Araújo, Reinaldo e Edivaldo. Técnico: Cento e Nove.
Relembre as publicações anteriores:
Tem mais informações? Reconhece os jogadores da foto? Quer fazer alguma correção? Utilize os comentários e ajude a recontar a história do título nacional do Coxa!