Amigos, voltamos com a saga alviverde de 1985, 30 anos do título nacional! Está quase e você já sabe o que terá de fazer: trajar a camisa do Cori e, quando a madrugada do dia 1º de agosto se anunciar, soltar o urro pela janela: é campeão, porra!
Enquanto o grande dia não chega, mais fotos da jornada épica. Registros históricos, a maioria deles inéditos.
Passado o intervalo do campeonato, e o empate com o Sport lá no Recife, o Coxa enfrentou o Corinthians. Combate disputado há 30 anos, no dia 7 de julho de 1985.
Couto Pereira cheio, festa das torcidas na bancada e apoteose de Lela no gramado. O atarracado, careteiro, liso e carismático atacante foi o autor do gol isolado da partida. Nem deu tempo de todo mundo se aprumar nas arquibancadas e Reinaldo Felisbino explodiu a cidadela do goleiro Carlos, sim, aquele da seleção.
Aos 11 minutos, cruzamento de alta periculosidade da direita, Carlos abandonou a meta e chocou-se com um adversário. A bola sobrou mansinha para Lela que, muito naturalmente, assumiu a responsabilidade de entrar para a história e rolou para o gol. Nos gols da Globo, Léo Batista narrou que o “Corinthians foi a Curitiba pegar o Coritiba pelo grupo B e LEVOU UMA CHINELADA”. Se o Batista disse, está dito.
Não podemos deixar de destacar, ainda, a presença de Dunga na meia-cancha do Alvinegro paulista. Um jovem volante de muita disposição e pouco discernimento que, certamente ninguém, imagina o destino que teria.
Mais detalhes da epopeia coxa-branca você acompanha na página especial da Gazeta do Povo. E logo abaixo das fotos, temos a ficha do jogo.
As fotos são de RUBENS VANDRESSEN.
As imagens pertencem ao arquivo GRPCOM, NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS SEM AUTORIZAÇÃO.
**************** CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR****************
7/7/1985 – Coritiba 1×0 Corinthians
Árbitro: José Roberto Wright. Amarelos: Marildo e Índio (C); Juninho (Corin). Vermelhos: Tobi (C) e Casagrande (Corin). Gol: Lela, aos 11/1º.
Coritiba: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir, Tobi e Marildo; Índio, Tobi e Lela. Técnico: Ênio Andrade.
Corinthians: Carlos; Ismael, De León, Juninho e Wladimir; Dunga, Zenon (Dicão) e Paulo César; Casagrande, Serginho Chulapa e João Paulo. Técnico: Carlos Alberto Torres.
Relembre as publicações anteriores:
Tem mais informações? Reconhece os jogadores da foto? Quer fazer alguma correção? Utilize os comentários e ajude a recontar a história do título nacional do Coxa!