Se alguém pensar em desistir de ler essa matéria ou de escutar o áudio da entrevista por não gostar do estilo metal ou ainda por não gostar das bandas do guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth e Angra), ainda dá tempo de rever seus conceitos. Kiko é antes de tudo um músico. Aliás, um excelente músico, com uma imensa vontade de dividir com outras pessoas suas experiências, seja através de workshops, vídeo-aulas ou até mesmo nessa entrevista.
A vida de Kiko poderia ser facilmente confundida com uma ficção de enredo pra cinema. A história do garoto apaixonado por guitarra, que com 19 anos monta uma banda, e com ela alcança sucesso nacional. Assim o seu reconhecimento como exímio guitarrista atravessa fronteiras e ele é convidado para fazer parte de uma das maiores bandas do mundo, a Megadeth.
A fase que Kiko se encontra hoje, segundo ele, é de adaptação ao Megadeth, banda que tem como líder Dave Mustaine (ex-Metallica) , praticamente o cara que inventou o trash metal. O convite para entrar na banda aconteceu em 2015, e em janeiro de 2016 lançaram no mercado o primeiro álbum com a nova formação, “Dystopia”, que alcançou terceiro lugar nos EUA, com um reconhecimento de público que não acontecia desde os tempos áureos da banda.
Com essa nova formação e impulsionado pelo recente sucesso do novo álbum, eles vem ao Brasil em agosto com a turnê “Dystopia World Tour 2016. Para essa sua primeira passagem pelo Brasil com a banda, Kiko se diz ansioso e feliz, pronto para fazer shows inesquecíveis e frisa que estão trazendo o que a banda tem de melhor em termos equipamento de som para essa turnê na América Latina. Em Curitiba o show será no dia 18 de agosto no Spazio Van com realização da Prime (www.maisumadaprime.com.br ) e os ingressos podem ser adquiridos através do site www.diskingressos.com.br .
Nessa entrevista, em meio a correria da turnê (véspera da apresentação no Download Festival), e sentindo forte os efeitos do “jet lag”, Kiko conta com detalhes de como está encarando esse seu primeiro ano de Megadeth e como está fazendo para conciliar seu tempo entre as duas bandas (ele também continua no Angra), suas expectativas para a sua primeira turnê brasileira junto a nova banda, suas maiores dificuldades de adaptação e principalmente sua opinião sobre como fazer uma carreira no mundo da música atualmente. E termina o papo dando dicas para músicos iniciantes e contando como é gratificante para ele transmitir a outras pessoas suas experiências, tentando colaborar para uma melhor performance de quem quiser trabalhar no meio musical.
Sua preocupação com a qualificação dos músicos que queiram viver de música é tão grande que ele criou um curso específico sobre o assunto o “Music Business Live”, ele vê uma grande deficiência nos músicos e principalmente nos brasileiros de como fazer a gestão da carreira. Nesse curso ele aborda vários tópicos com que o músico deve se preocupar para se colocar da melhor maneira no mercado “É preciso ter no Brasil uma mentalidade empreendedora de acreditar que é possível realizar seus sonhos, mas para isso é necessário ter uma estratégia , não pode ficar só no romantismo da música”. Para ele tocar bem um instrumento ou ter uma bela voz muitas vezes não é suficiente para se alcançar o sucesso.
Vale a pena ouvir tudo que Kiko Loureiro tem a nos dizer.
Confira áudio completo da entrevista:
Contato do Blog : musicaurbana@icloud.com
Facebook; Musica Urbana – César Brecailo E/Ou César Brecailo
Instagram: https://www.instagram.com/cesarlcfb/http://