Vi meio por acaso o anúncio em uma rede social. Pensei de pronto: é tudo o que um cozinheiro amador precisa. Quantas vezes já não me peguei em dificuldade por necessitar de alguns poucos mililitros de demi-glace e ter de sair atrás por aí, rogando o fornecimento a algum chef amigo. Afinal de contas, requer preparo de 18 a 24 horas, em redução permanente, até que se chegue naquele molho denso e de sabores concentrados, oriundos dos ossos (e carnes) de boi ou vitelo, com todo tutano e toda cartilagem a que tem direito.
Valeria também para outros caldos, mas estes, mais simples, ainda daria para fazer em casa, a não ser quando requisitados para uma receita de última hora. Apelar para os caldos prontos de pacotinho é sempre uma tortura a ser evitada, por não passar à comida o sabor que dela se poderia esperar com a utilização de um caldo natural.
Vi o anúncio, como ia dizendo. O Espaço Gourmet Escola de Gastronomia está disponibilizando esses caldos desde sempre, desde a fundação da escola, em 2004. Mgas, como só descobri agora, trato de passar adiante a saborosa informação.
Conversei com o chef Márcio Silva, fundador e um dos proprietários da escola, e ele me explicou que o propósito é contribuir para o retorno às origens e para a valorização do artesanal, um movimento que tem sido observado nas cozinhas profissionais e também vem sendo incorporado por aqueles cozinheiros entusiastas e amadores. Um bom caldo base agrega significativo valor aos preparos e, apesar de não ser um processo complexo, muitas pessoas deixam de fazê-lo devido à sobrecarga da vida cotidiana.
Pois aí, então, como diz aquele comercial, “seus problemas terminaram”. Os alunos do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, têm aprendido essas técnicas ao longo de mais de uma década e o resultado pode ser desfrutado na programação repleta de experiências gastronômicas promovida mensalmente pela escola.
O que poucos sabem é que, apesar de grande parte da produção ser destinada ao consumo interno, os caldos também são colocados à venda. São oferecidos congelados e em embalagens de 500 ml, cuja validade é de até seis meses. Os caldos são comercializados ao valor de R$ 10,00 (frango, carne, peixe e legumes) e de R$ 50,00 para o demi-glace.
As vendas ocorrem somente na escola, de segunda a sexta, das 9h às 22h e, aos sábados, das 10h às 16h.
Espaço Gourmet Escola de Gastronomia
Alameda Prudente de Moraes, 129 F – Mercês
Fone: (41) 3019-0437
WhatsApp: (41) 98703-1248
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião