Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Natura acelera expansão de lojas próprias com 4 unidades em Curitiba, a casa do Boticário

Unidade própria da Natura aberta em Florianópolis. As quatro novas lojas de Curitiba seguirão o mesmo modelo. (Foto? Divulgação). (Foto: )

A Natura abre nesta terça-feira (11) a primeira loja própria da marca em Curitiba, no Shopping Mueller. E a aposta da marca na capital paranaense, casa do concorrente Grupo Boticário, é grande. Até o fim do ano serão mais três lojas, nos shoppings Pátio Batel, ParkShopping Barigui e Palladium. Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, capitais por onde a marca começou sua expansão física em 2016, Curitiba é a terceira cidade com mais unidades próprias já abertas ou previstas da Natura.

Todas as novas lojas estão sendo instaladas em shoppings. A companhia entende que apostar primeiro em centros comerciais consolidados, com apelo principalmente ao público jovem, que sente mais a necessidade de experimentação dos produtos, é a melhor estratégia para acelerar a expansão física da marca. “A gente quer abrir não só no  shopping, mas dentro do shopping achar o local que seja ideal para a Natura. Não temos pressa. A ideia não é quantidade, mas qualidade [para a abertura dessas lojas]”, afirma a diretora de varejo da Natura, Paula Andrade.

LEIA TAMBÉM: Maquiagem popular alemã chega ao Brasil para bater de frente com a Vult, do Boticário

Segundo ela, há cerca de três anos a Natura redesenhou sua estratégia de negócio para diversificar e integrar seus canais de venda dentro da lógica omnichannel, isto é, integrando canais de venda e soluções de atendimento off e online. Assim, embora a venda direta, com as tradicionais consultoras continue sendo o principal canal da Natura, a expansão da presença da marca via franquias (já são mais de 100 pelo Brasil) e lojas próprias (mais de 20), além da implementação de outras soluções digitais, são essenciais para o crescimento da marca.

As lojas que estão sendo inauguradas trazem um bom número de produtos da marca, mas não todos. “Ainda assim, a loja poderá vender qualquer produto do portfólio da Natura e entregar em até dois dias na casa do cliente”, salienta Paula. As lojas também servem de ponto de coleta de produtos comprados online, na lógica click & collect que vários varejistas têm implementado.

LEIA TAMBÉM: Mondelez fabricará novos chocolates Oreo em Curitiba com foco em exportação

Ainda dentro da estratégia das lojas próprias, as consultoras especialistas da venda direta são as responsáveis por treinar as consultoras das novas unidades. “E a cada treinamento o resultado é impressionante. A gente consegue ver as vendas crescerem nas semanas subsequentes ao treinamento”, conta Paula. Ela também ressalta que o relacionamento do cliente com mais de um desses canais de venda só ajuda a reforçar o relacionamento dele com a marca e ele acaba consumindo mais. Ou seja, um canal de venda não mata o outro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.