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Natura acelera expansão de lojas próprias com 4 unidades em Curitiba, a casa do Boticário

Unidade própria da Natura aberta em Florianópolis. As quatro novas lojas de Curitiba seguirão o mesmo modelo. (Foto? Divulgação). (Foto: )

A Natura abre nesta terça-feira (11) a primeira loja própria da marca em Curitiba, no Shopping Mueller. E a aposta da marca na capital paranaense, casa do concorrente Grupo Boticário, é grande. Até o fim do ano serão mais três lojas, nos shoppings Pátio Batel, ParkShopping Barigui e Palladium. Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, capitais por onde a marca começou sua expansão física em 2016, Curitiba é a terceira cidade com mais unidades próprias já abertas ou previstas da Natura.

Todas as novas lojas estão sendo instaladas em shoppings. A companhia entende que apostar primeiro em centros comerciais consolidados, com apelo principalmente ao público jovem, que sente mais a necessidade de experimentação dos produtos, é a melhor estratégia para acelerar a expansão física da marca. “A gente quer abrir não só no  shopping, mas dentro do shopping achar o local que seja ideal para a Natura. Não temos pressa. A ideia não é quantidade, mas qualidade [para a abertura dessas lojas]”, afirma a diretora de varejo da Natura, Paula Andrade.

Segundo ela, há cerca de três anos a Natura redesenhou sua estratégia de negócio para diversificar e integrar seus canais de venda dentro da lógica omnichannel, isto é, integrando canais de venda e soluções de atendimento off e online. Assim, embora a venda direta, com as tradicionais consultoras continue sendo o principal canal da Natura, a expansão da presença da marca via franquias (já são mais de 100 pelo Brasil) e lojas próprias (mais de 20), além da implementação de outras soluções digitais, são essenciais para o crescimento da marca.

As lojas que estão sendo inauguradas trazem um bom número de produtos da marca, mas não todos. “Ainda assim, a loja poderá vender qualquer produto do portfólio da Natura e entregar em até dois dias na casa do cliente”, salienta Paula. As lojas também servem de ponto de coleta de produtos comprados online, na lógica click & collect que vários varejistas têm implementado.

Ainda dentro da estratégia das lojas próprias, as consultoras especialistas da venda direta são as responsáveis por treinar as consultoras das novas unidades. “E a cada treinamento o resultado é impressionante. A gente consegue ver as vendas crescerem nas semanas subsequentes ao treinamento”, conta Paula. Ela também ressalta que o relacionamento do cliente com mais de um desses canais de venda só ajuda a reforçar o relacionamento dele com a marca e ele acaba consumindo mais. Ou seja, um canal de venda não mata o outro.

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