Ildefonso de Castro Deus, gerente geral da KFC no Brasil, é curitibano. (Foto: Fabio Galdino/Divulgação)
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Todas as lojas curitibanas seguirão o modelo “small box”, voltado para shoppings center, espaços com 50m² a 60m², que, segundo o executivo, foi o formato encontrado que melhor se encaixou ao mercado brasileiro. “Desde 2012, a KFC começou a apostar no small box e os resultados foram excepcionais. Houve um tempo de maturação, aprendendo e entendendo com o público brasileiro, e agora é este formato que queremos expandir”, conta.
Este novo momento da KFC se inicia pouco após a holding Sforza assumir a frente da rede, em junho. Em janeiro, a operação brasileira foi comprada por Carlos Wizard Martins, que também adquiriu a Pizza Hut, ambas até então propriedade do grupo Yum! Brands.
Para alcançar a meta de 500 novas lojas, a KFC deve abrir 50 lojas por ano: cinco próprias e 45 franqueadas. Para as franquias, a holding busca grupos de investidores que tenham capacidade financeira e operacional para implantarem ao menos cinco unidades em três anos.
Novo modelo de fachada da rede de frango frito KFC. Foco das novas unidades são os shoppings. (Foto: Divulgação)
Cada franquia sair por volta de R$ 2 milhões e a operação, segundo Ildefonso, é bastante complexa, o que explique porque a marca busca investidores estabelecidos e que garantam a qualidade do produto. “Tudo é produzido dentro da loja. O frango é marinado, empanado, frito e servido fresco, uma operação bastante complexa para um fast-food. Por isso, além da parte financeira, precisamos de pessoas focadas no negócio”, explica o executivo.
Os franqueados passam por um treinamento intensivo de 90 dias e o prazo de retorno do investimento fica entre 30 e 36 meses.
Também devido à complexidade da operação, o grupo descarta a possibilidade de criar formatos compactos, como, por exemplo, quiosques em shoppings. Mas além do small box, a rede vai apostar, a partir de 2019, em um novo modelo de restaurante de rua, com drive-thru e delivery, com 250m². “Os restaurantes de rua abrem a possibilidade de abrirmos lojas fora do centro das cidades, com foco em delivery”, conta o executivo.
Além de Curitiba, a KFC também entra nos mercados de Porto Alegre e Brasília em 2018. Atualmente, a rede possui unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. No mundo, está presente em 125 países, com mais de 20 mil restaurantes.
O carro-chefe da casa é o balde de frango, disponível em duas versões: “Crocante” e “Receita Secreta”, esta última criada pelo fundador da marca, Coronel Sanders, e mantida trancada em um cofre em Louisville, no Kentucky (EUA). Além das tiras de peito de frango ou pedaços fritos, também são servidos sanduíches, milk-shakes e sobremesas.