Oséias Gomes é o empresário por trás da maior rede de franquias odontológica do país, a Odonto Excellence, com 678 unidades pelo Brasil. Da infância na roça, em Carambeí, para Telêmaco Borba aos 15 anos, o empresário se diz apaixonado por gestão. Aliás, neste mês de março lançou o livro “Gestão Fácil”, best seller na pré-venda da Amazon e já o segundo mais vendido do segmento no Brasil. É a gestão que o move no mundo dos negócios desde os 17 anos, quando entrou como office boy no então banco Bamerindus e as oportunidades começaram a aparecer. Foi por uma oportunidade que ele entrou na área odontológica sem ser dentista e fez do negócio um sucesso. No livro, inclusive, Oséias procura ensinar como gerar facilidades nos negócios, montar uma equipe de sucesso e multiplicar uma empresa de forma fácil e ágil. O Paraná S/A conversou com o empreendedor para saber mais sobre negócios e empreendedorismo.
Você é de Ponta Grossa?
Não, eu sou de Carambeí. Na verdade, eu cheguei em Carambeí com 6 anos de idade. Meu pai trabalhava em fazenda, então eu me criei na roça. Estudei em escolas públicas na região e aos 15 anos fui para Telêmaco Borba (também no Paraná). Meu primeiro trabalho foi de empacotador no supermercado. Depois, fui lavador de carros. Aí entrei no banco Bamerindus como office boy e ali comecei a cavar as primeiras oportunidades.
Como você iniciou a Odonto Excellence?
Comecei a gostar do mundo dos negócios aos 17 anos, quando comecei no banco e tomei gosto pela área de gestão. Vou fazer 47 anos. Faz 30 anos que eu estudo gestão incansavelmente. Trabalhei no banco, fui crescendo, cheguei a ser gerente de negócios e, em determinado momento, sai. Por mais que minha carreira fosse muito promissora, após 12 anos de atuação no banco comecei a prestar consultoria empresarial, fazer o que tinha vontade. Estava indo bem. Até que um dia um amigo meu disse que tinha um consultório odontológico e que não estava indo muito bem. Era um negócio muito fora da minha vertente, daquilo que eu tinha me preparado e conhecia. Mas fui atendê-lo.
Como você entrou no ramo da Odontologia se o seu ramo era o corporativo?
Assessorava algumas empresas na área de madeira. Quando cheguei para olhar o negócio da odontologia eu percebi que havia uma oportunidade na minha mão. Estudei o caso, apliquei meus conhecimentos de gestão de serviços. Quando vi que estava com um grande case de sucesso, lancei a franquia. Isso foi em 07 de fevereiro de 2009.
Antes de lançar a franquia você administrou sete clínicas próprias?
Sim. Foi meu laboratório de aprendizado. Eu jamais me lançaria sem saber que tinha algo bom para oferecer para as pessoas, porque franquia não pode ser aquele casamento que só é bom no dia da festa e depois fica ruim. Tem que ser sempre bom. O franqueado tem que estar satisfeito sempre. Tanto é que hoje 30% dos meus franqueados têm mais de uma unidade, isso é a maior prova que o negócio é bom. Hoje, são 678 unidades e vou concluir o mês de março tranquilamente com 700. Fechei 2018 abrindo uma franquia a cada 72 horas. Quero reduzir esse tempo em 30%, em 2019. Não é uma falácia. Já tenho unidades vendidas, já comercializadas, que garantem essa perspectiva.
Onde estão localizadas as unidades?
Em quase todo o país, apenas três estados não tem unidades da odonto Excellence. Além de 15 clínicas em Angola, em torno de 20 no Paraguai. Também em Portugal. Mas o Brasil é o grande foco, pois está de braços abertos para as coisas novas.
A Odonto Excellence atua em um nicho de mercado? Qual o perfil do negócio?
Veja bem, a Odonto Excellence é como a pata de um elefante. A pata de um elefante é gelatinosa para poder suportar o peso que está sobre ela. Se não fosse, quando pisasse em uma pedra, quebraria. Ela tem capacidade de adaptação. A Odonto Excellence é igual a pata de um elefante. Nós temos capacidade de adaptação. Cada passo é um movimento e cada movimento é uma adaptação. Hoje, eu entendo do ser humano, não de uma classe social. Foi-se o tempo de fazer uma clínica mais humilde para atender pessoas mais pobres. As pessoas frequentam os mesmos shoppings, as mesmas baladas, os mesmos restaurantes. O que vale é ter condição de atender o desejo da pessoa. Então, temos respeito pelo ser humano e não pela classe em que ela está. Oferecemos clínicas muito bem elaboradas, muito bem montadas, que respeitam o ser humano, com capacidade de oferecer qualidade, para todas as classes sociais. A Odonto Excellence se adapta ao cliente e não ele a empresa.
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Que serviços a Odonto Excellence oferece?
Todos os serviços. Estamos preparados para atender todos os serviços. Da clínica geral, que é a porta de entrada, aos implantes.
Qual a estratégia do negócio?
Se você me perguntasse, “Oséias, para onde você está indo?” e eu lhe respondesse “estou indo fazer uma cirurgia no meu coração”. Por quê? “Porque eu ouvi no rádio ‘venha e faça cirurgia no seu coração hoje’”. Está desconexo, não está? Mas, se alguém falar assim: “Oséias, venha fazer um check up da sua saúde.” Soa normal, não é mesmo? Nas devidas proporções, é como ouvir “venha e faça implante na minha clínica”. É o modelo errado de conexão com o mercado. Mas quando chamo você para fazer uma avaliação da sua saúde bucal, lhe trago com muito mais facilidade e, aí sim, faço uma avaliação completa.
Quantas clínicas da Odonto Excellence são suas?
Quinze
Como é a Odonto Excellence por trás das franquias?
O escritório possui 2.500 m² e 130 colaboradores. A maior reclamação no segmento de franquia é a falta de suporte. As queixas que mais recebo é porque dou suporte demais. Nossa estrutura oferece a cada sete franquias um gerente interno, para cuidar da organização e atender as necessidades dos franqueados. Para cada gerente há um supervisor. Esse é organograma da minha empresa. Não preciso mais do que meia hora para analisar a Odonto Excellence em nível nacional. São mais de 10 mil tratamentos/dia. De seis a sete pessoas por franquia. Tenho essas informações de forma muito fácil e, por isso, consigo ter exponencialidade. Ninguém consegue crescer em algo difícil de ser cuidado.
Essa sua paixão pela gestão resultou em um método próprio?
Realmente é próprio. Veja bem, eu comecei a tomar gosto pela área de gestão aos 17 anos e me tornei um autodidata. Administração é algo que ainda falta muito dentro das faculdades. Conheci as melhores mentes desse mundo estudando. Um escritor pode omitir conhecimento em uma palestra, em um vídeo, mas no livro ele sempre coloca o que tem de melhor. Eu não me tornei um leitor apenas, eu me tornei um estudioso das mentes geniais do mundo todo, eu faço isso há 30 anos. Chegou um momento que eu percebi que tinha condições de servir a outros empresários, servir a outros empreendedores, foi por isso que eu criei o livro Gestão Fácil, porque eu tenho certeza que depois de 30 anos de aprendizado, ainda conhecendo muito pouco, sou consciente, mas tenho condições de ajudar outras pessoas a errar menos dentro do seu negócio.
O que é errar menos?
No Brasil, os professores de gestão trabalham muito somente a inteligência emocional, que é aquela que diz você precisa acreditar em você e nos seus sonhos. E na hora de estruturar os sonhos? Precisa de métodos, precisa de alguém para dizer como fazer isso, acho que nesse momento entra Oséias Gomes. No meu livro eu trago métodos de como gerenciar. Falo dos princípios da minha empresa, os principais valores da minha empresa, que são as pessoas, a gestão, a estratégia e a estrutura. Perceba que aí venho desmaterializando tudo o que os empresários do passado pensaram, porque o empresário do passado construía primeiro o prédio, ele precisava materializar a empresa dele. Depois ele pensava em estratégia, contratava pessoas e contratava tudo errado, aí vinha um gestor para fazer a gestão da empresa. Eu trabalho ao contrário, a Odonto Excellence nasceu em uma salinha de 3 m², a gente sentava com o computador no colo, porque não tinha espaço para colocar na mesa. Dali eu fui para a garagem de uma das minhas clínicas. Hoje posso dizer que tenho um prédio muito bonito, porque respeito muito o meu colaborador. Eu construí o prédio da minha empresa, se você entrar no site, olhar o 360º, vai ver que é bem respeitoso para os colaboradores. Mas, a sede foi uma das últimas coisas que eu criei na empresa.
E as pessoas, elas são importantes no seu negócio?
Sou apaixonado em preparar pessoas Estou falando de valores. “Oséias, qual o maior patrimônio da sua empresa?” Quando ouço um palestrante ou um professor dizendo que o maior patrimônio da empresa são as pessoas, acredito que ele está cometendo um erro muito grande. Porque ele começou uma relação com as pessoas de maneira errada. Se eu acho que um colaborador é patrimônio meu, eu nunca vou fazer nada por ele, porque eu vou ter medo que um dia ele me deixe. Patrimônio é aquilo que é meu e pessoas não são minhas. Pessoas são como um pássaro que vem na sua janela cantarolar e comer um pedacinho do pão que você deixa lá e tem um valor para você, mas não é seu. Então, eu invisto muito em pessoas, mas não tenho problema que um dia elas me deixem. Aliás, se eu não investir nelas, elas vão me deixar muito antes.
Então, qual o patrimônio da sua empresa?
O maior patrimônio da minha empresa, qual é? São os prédios? Você já imaginou juntar quase 700 prédios na mente, um do lado do outro, com quatro ou cinco cadeiras, tomógrafo e outros equipamentos? Na minha mentalidade, que é totalmente diferente, o maior patrimônio da minha empresa é a cultura. Se eu mantiver todas as pessoas inseridas dentro de uma cultura, eu tenho uma empresa fortalecida.
Quanto vale sua empresa? E o faturamento da Odonto Excellence?
Eu nunca fiz o cálculo, não tenho noção, devo fazer isso em breve. O valor dela, financeiramente, não sei. E faturamento não divulgo. Eu acabei fazendo isso algum tempo atrás, mas fui muito questionado. Na verdade, tenho até que sentar com a minha diretoria e fazer isso. Imagina uma empresa que hoje, em vendas, não receita, vende R$4 milhões.
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