Uma empresa californiana quer acabar com os fones de ouvido tradicionais de uma forma bem “cool”. A Zungle conseguiu financiamento coletivo para fabricar óculos de sol capazes de reproduzir música via condução óssea.
Ok, isso pode ter soado bem maluco, mas você conhece muito bem essa tecnologia: é a mesma aplicada em boa parte dos aparelhos auditivos e, voltando um pouco mais, o mesmo princípio que Beethoven usava quando encostava seu maxilar em uma espécie de vareta ligada ao piano. Nada realmente novo.
O que acontece é que as ondas sonoras usam a capacidade de transmissão dos ossos para vibrar via crânio e chegar ao ouvido interno de quem usa o equipamento.
Há outros fones no mercado que usam este princípio. O Zungle Panther, porém, é mais descolado (pelo vídeo de apresentação, que está no fim do post, os óculos parecerem ter sido desenhados para um público jovem), talvez seu grande diferencial. Também poderá ser usado para atender ao telefone graças à conexão bluetooth e a um microfone integrado.
Um ponto fraco é a duração da bateria, de apenas quatro horas. Depois disso, é preciso carrega-la por uma hora.
No quesito “óculos”, ele possibilita trocar as lentes e tem proteção contra raios UV.
O fabricante quer vender cada peça a US$ 109 – em cinco opções de cores. As primeiras entregas, porém, só serão feitas em novembro.