É tarefa do dia a dia, assim como almoçar ou jantar. Mas é bem possível que você esteja desgastando a bateria de seu celular por não saber a forma certa de dar carga, defende uma empresa dos Estados Unidos especializada em baterias:
Não mantenha o telefone plugado depois de carregado
A Battery University, um laboratório norte-americano que testa e certifica baterias (pertencente ao grupo Cadex), diz que deixar o seu celular carregando durante a noite não é boa ideia. Há muitos modelos que continuam trabalhando quando plugadas, mesmo com carga completa. Isso causa uma situação de alta tensão capaz de desgastar a química no interior da bateria. Isso leva a uma redução na sua vida útil.
Alguns carregadores e baterias no mercado (talvez até os do seu telefone), porém, são inteligentes a ponto de cortar ou reduzir a corrente quando seu smartphone consegue a carga necessária – nestes casos, dá para dormir e carregar o celular sem dor de cabeça…
Não carregue 100%
Parece um contrassenso, mas o ideal é nem deixar a bateria chegar aos 100% de carga. Segundo o estudo, as baterias tendem a funcionar em uma faixa baixa de voltagem. Ao serem carregadas, elas atingem o pico de voltagem e reduzem esta tensão para a faixa ideal. Se carregar 100%, essa situação de estresse vai demorar mais para normalizar. O ideal é que a bateria trabalhe com carga entre 30 e 80%.
Carregue a bateria várias vezes ao longo do dia
O ideal é carregar seu celular a cada 10% de carga de bateria que ele perde. É claro que isso nem sempre é viável. Mas o importante é: carregue seu smartphone em sessões mais curtas, em vez de uma longa jornada.
Não deixe a bateria esquentar
O calor é um dos inimigos da bateria (se não for o número 1). Até 5 graus C de alteração ainda está em uma faixa de normalidade. Se ela subir mais de 10 graus C, tire o carregador da tomada ou tente tirar tampa protetora para ventilar. Se o problema for recorrente, é bom trocar o carregador.
*Estas dicas da Battery University são para as baterias de lítio mais comuns nos aparelhos mobile modernos (além dos smartphones, tablets e notebooks, por exemplo). O documento, em inglês, dá detalhes técnicos sobre o funcionamento das bateria delas.