Hoje em dia é muito comum ver pessoas completamente mergulhadas no trabalho, pessoas que não desligam nem mesmo em feriados, finais de semana ou férias. Conhecidos como “workaholics”, esses profissionais têm se tornado cada vez mais comuns, no entanto este modelo está longe de ser o ideal. É importante que haja um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para que haja qualidade de vida. Mas, como fazer isto?
Definindo objetivos
O primeiro passo para, ao menos, almejar o equilíbrio necessário para uma vida saudável no que se refere a vida pessoal e carreira é ter em mente de forma clara quais são os seus objetivos em cada um dos âmbitos. Ou seja, o que você deseja viver em família? E com seus amigos? E para onde deseja viajar? Quer decorar a casa? Quer se casar? Enfim, qualquer plano pessoal deve estar dentro de seus objetivos, para que seja possível conciliar com a sua vida profissional. Do mesmo modo, os seus objetivos de carreira devem estar planejados. Desde uma pós-graduação até o pleiteio a uma promoção, ou até mesmo uma troca de empresa, devem estar na sua lista de objetivos. Quando você é ciente de tudo o que deseja fazer, fica mais fácil se dedicar a cada uma das metas e fica mais fácil alcançá-las.
Definindo prioridades
Algo muito recorrente na atualidade é a existência de profissionais que almejam um crescimento muito rápido na carreira, seja por ambição profissional ou financeira. No entanto, é sabido que qualquer crescimento muito rápido não é bem estruturado, e envolve muitas renúncias, que, por sua vez, frequentemente não valem a pena. Portanto, um dia de cada vez, defina prioridades, estude sua evolução profissional de forma realista e não abra mão da vida particular em virtude disto. Ambos os aspectos da vida, profissional e pessoal, são importantes para a nossa evolução e para a nossa felicidade, e por isto precisam estar em equilíbrio.
Uma forma eficaz de não pender mais para um lado é fazer um planejamento anual pessoal e outro profissional, e trabalhar em cima de cada objetivo com prazo delimitado. Desta forma, você consegue elencar aquilo que é mais importante em cada parte da sua vida, consegue trabalhar nas duas vertentes e também não deixa nada de lado ou para depois. Organização é fundamental, e ajuda muito no autoconhecimento também, que por sua vez ajuda no equilíbrio entre todas as áreas da vida de cada indivíduo.
Como elaborar um plano anual de metas?
O primeiro passo é ser honesto e realista consigo mesmo. Foque em metas possíveis e lembre-se que cada degrau subido é importante e que não adianta ter muita pressa. Defina o que é relevante para você e divida de forma igual as atenções entre vida pessoal e carreira. Após definir o que quer conseguir durante o ano, estipule prazos e destrinche os passos necessários para que cada objetivo seja atingido, desta forma você terá uma ideia sólida de quanto tempo precisará para realizar cada meta, e também poderá se cobrar e se organizar melhor até mesmo quanto a imprevistos.
Se antes o trabalho era apenas a fonte de renda, hoje ele é uma parte importante, e muitas vezes a parte principal, da vida das pessoas. É por meio do trabalho que os indivíduos desejam se realizar, é no trabalho que desejam crescer e todos os outros aspectos da vida têm se desenvolvido em torno da carreira. É claro que a vida profissional é algo extremamente importante, e priorizá-la é válido até certo ponto, desde que outros aspectos não sejam esquecidos por completo em virtude dela.