Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

“A” champanhe do rei do camarote

O vídeo com os 10 mandamentos dos reis do camarote, publicado pela Revista Veja SP nesta semana, foi a grande atração da internet. Não faltaram críticas e xingamentos para o modo de vida de Alexander de Almeida, um dos personagens da matéria, que trouxe à tona a vida badalada – e rica – de alguns paulistanos.

No entanto, a Toda Letra prestou mais atenção ao modo de falar de Alexander do que necessariamente ao esbanjamento de dinheiro que comete. Por isso, como não queremos nos igualar a Deus, criamos aqui os 5 mandamentos da língua portuguesa que o empresário deveria ter seguido:

1 – Não mudarás o gênero da palavra: “champanhe” ou “champanha” (tanto faz) é sempre substantivo masculino. Ao falar da bebida mais pedida em seu camarote, Alexander fala algumas vezes sobre “a champanhe”, no entanto, sempre diga “o champanhe”.

2 – Não usarás MIM no lugar de EU: Em uma de suas frases, Alexander diz que anda com segurança particular. “Para mim ter mais cuidado com minha vida”, explica. MIM não faz nenhuma ação de verbo – MIM não tem, MIM não anda com segurança, MIM não pede champanhe, MIM não faz nada. Isso porque MIM é complemento. Se usasse “Tenho segurança particular para mim” estaria certo. Porém, na frase, o certo seria ” Para eu ter mais cuidado”.

alex

3 – Não usarás EU no lugar de ME: A confusão foi tanta que Alexander usou EU quando não devia. Ao falar sobre a exclusividade do camarote, ele diz que no camarote “tem gente servindo eu e meus convidados”. Ai, ai. O certo, aqui, seria “Servindo a mim e a meus convidados” ou ainda “Me servindo e meus convidados”.

4 – Não matarás a concordância verbal: O champanhe, na entrevista, deu pano para manga! Ao explicar como a bebida “agregava” ao seu camarote, Alexander diz essa pérola: “A champanhe são status”. Essa bebida é mesmo especial, pois uma já significa uma dúzia delas! Brincadeiras à parte, a concordância correta dessa frase é “O champanhe é status”. O verbo SER, apesar de ter uma concordância especial na gramática, concorda com champanhe, por isso fica no singular.

5 – Cuidarás com a Toda Letra: esse mandamento é só para o rei do camarote não esquecer que, toda vez que virmos algo muito absurdo na rede, principalmente em relação ao seu conteúdo, estaremos de olho na utilização da língua portuguesa!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.