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Chamem os comerciais!
| Foto:

Ni hao
你好

Vocês já devem ter ouvido falar que a propaganda trabalha com o aspiracional do ser humano, ou seja, com aquilo que ele deseja ser ou ter. Por isso, uma das formas de entender uma sociedade é observando como as marcas se comunicam com seus consumidores.

Em geral, a propaganda chinesa ainda trabalha, de forma muito ingênua, com a fórmula produto + consumidor feliz. Além disso, dá para perceber uma certa falta de habilidade nas execuções.

Tudo isso é perfeitamente compreensível considerando que a China é um país em pleno processo de abertura para o mundo capitalista.

Aliás, vale dizer que, em algumas regiões, a propaganda comercial não existe, apenas a do governo.

O post de hoje é dedicado aos meus amigos publicitários e aos amantes da propaganda.

CATEGORIA OLHA COMO MEU PRODUTO FAZ VOCÊ FELIZ!




Este cartaz está colocado na traseira de um ônibus.



CATEGORIA PROPAGANDA DE TELECOM E CELULAR É SEMPRE IGUAL (aqui e no resto do mundo)




CATEGORIA EXECUTIVO BEM SUCEDIDO TEM SEMPRE A MESMA POSE (aqui e no resto do mundo).




CATEGORIA PROPAGANDA DE CARRO É SEMPRE IGUAL (aqui e no resto do mundo).





CATEGORIA ABUSANDO DO PHOTOSHOP


Nem o fio do earphone enrolado na sua bolsa conseguiria tamanha proeza!

Qual o comprimento do pescoço do sujeito? E, cá para nós, isso para mim está mais para pesadelo do que para refrescância!

Minhas gatas têm mais
habilidade no photoshop do que o sujeito que recortou o velhinho , aplicou sobre a paisagem
e ainda colocou esses negócios nas mãos dele.

CATEGORIA HOSPITAL PARA MULHERES
Parece mais para Plantão Médico versão pornô



CATEGORIA ISSO NÃO DARIA CERTO NO MUNDO OCIDENTAL


O pobre do peixe deve ter morrido eletrocutado.

Não dá para encarar uma galinha assim de frente!

O que esses caras têm na cabeça?

Dá para acreditar em padeiro chinês?

Espelho, espelho meu, existe algo mais estranho do que dente com olho e boca?

CATEGORI A PODER DE ADAPTAÇÃO DAS MARCAS


McDonalds na Tailândia. Namaste.

Red Bull no Brasil trabalha com as cores azul e prata. Aqui, eles realçam o amarelo e o vermelho que são as cores preferidas dos chineses.


Coca Zero tailandesa.

Fanta, Sprite e Coca-Cola Zero na China. Precisava dizer?

CATEGORIA SEGURANÇA PÚBLICA
Socorro!




CATEGORIA NÃO TENHO A MENOR IDEIA DO QUE SE TRATA







Reparem que o meio do anúncio os caras inseriram o número da placa do ônibus.


CATEGORIA BOA PROPAGANDA NÃO PRECISA DE TRADUÇÃO (foi o melhor que pude encontrar)


CATEGORIA ARTISTA SOFRE PARA CONSEGUIR PATROCINIO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO


CATEGORIA MÍDIA ALTERNATIVA


Olha o megafone aí de novo! (vide post anterior).

Apoio de mão no metrô.

Computador no taxi. Você recebe informações, joga games,responde a pesquisas e, obviamente, assiste a comerciais.Ele fica no encosto do banco da frente virado para o passageiro que está sentado atrás.

Ação da Pepsi no metrô. Sensacional!

CATEGORIA TARGET JOVEM


Na China, além de mostrar um jovem meio andrógeno, ainda tem que mostrá-lo meio oriental-meio ocidental.


CATEGORIA OBSESSÃO COLETIVA

As chinesas são obcecadas por pele branca. Elas só saem de sombrinha, usam luvas de mão e braço em pleno verão, vão à praia
à noite, tudo para ter uma pele alva beirando cara de doente.

Esses anúncios foram retirados das 10 primeiras páginas da Marie Claire.
Reparem como todos mencionam ou white, ou pearl,ou neige…







MENÇÃO HONROSA (Canastrice do Ano)


MENÇÃO HONROSA 2 SACANAGEM IMPLÍCITA (ou será fruto da minha mente ocidental pervertida?)


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NO DIVÃ

Sexta-feira fui a um hospital chinês fazer uma tomografia e, na sala de espera, me deparei com este painel. De vez em quando, é assim que me sinto na China.


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AGRADECIMENTO

Parte das fotos que estão neste post foram tiradas pela Marília. As outras, tiradas por mim,foram retocadas por ela. Marília diz que não faz milagres, mas, em minha opinião, ela devia ser canonizada! Valeu de novo, amiga.

Até a semana que vem.

下周见
xià zhóu jiàn

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