• Carregando...
Vamos às compras?
| Foto:

Ni hao
你好
Vamos às compras?

Qual a primeira coisa que se oferece a uma “mãe de família” quando ela vai morar em outra cidade? Levá-la para conhecer os supermercados, é claro. Fazer compras para mim sempre foi uma obrigação, mas na China, confesso, é uma aventura diferente a cada nova saída. Com um pouco mais de um mês em Shenzhen, e sem muita coisa para fazer, já conhecia uma gama de supermercados que iam desde as multinacionais como Carrefour e Walmart até às marcas locais como o Ren Ren Le e A.Best.

Marilia Tarantino
Marilia Tarantino
Chris Dumont
Marilia Tarantino

Dá para reparar como a fachada e a rua em frente deste supermercado, frequentado majoritariamente por estrangeiros, são mais limpinhas? O preço também é bem mais altinho.

Meu debut aconteceu no Walmart. Eu trouxe do Brasil um dicionário fantástico, dividido em seções como Escola, Casa, Escritório, Restaurante etc, com a foto do objeto e seu nome escrito em caracteres chineses, em pinying (fonética dos caracteres escrita em alfabeto ocidental), em português e em inglês. Ou seja, bastava apontar o dedinho para a foto do shampoo ou do detergente que os chineses se empenhavam ao máximo para achar o que a gente queria. Portanto, enquanto estávamos no primeiro andar comprando produtos de higiene, usando e abusando do meu livrinho, tudo estava sob controle.

Marilia Tarantino

Deus abençoe quem teve a brilhante idéia de fazer este livrinho!

O problema aconteceu quando descemos ao subsolo onde ficam as comidas! Já na esteira rolante, tivemos uma amostra do que nos esperava. Nas laterais da esteira, eles aproveitam para colocar produtos de compra por impulso como, por exemplo, pés de galinha empacotados. O nome disso deveria ser, na verdade, compra por repulsa!

Chris Dumont

O que está aparecendo na esteira é alguma coisa de peixe.

Chris Dumont

Reparem nas unhinhas! Eles chupam e jogam fora que nem caroço de azeitona!

Quando ainda estávamos no meio da esteira entre os dois andares, começamos a sentir um cheiro horroroso de carne estragada. Graças a Deus, o Luiz já tinha me alertado sobre o cheiro de uma fruta chinesa chamada liu lian (em inglês, durian) que parece ser da família das jacas, por parte de mãe, e dos gambás por parte de pai. Se não fosse por isso, teria subido a esteira pelo sentido contrário e ido embora, tomando cuidado, é claro, para não olhar para os pés de galinha e cair em tentação.

Chris Dumont

Como vocês não podem sentir o cheiro, eu vou entender quem quiser substituir “gambá” por “porco-espinho”.

A esteira desemboca direto na peixaria. Se soubesse que estava indo para um pesque e pague, teria levado minha vara e algumas minhocas.

Chris Dumont

Reparem nas cestinhas que eles estão usando para pescar.

Chris Dumont

Os peixes, camarões, enguias, tartarugas e afins ficam dentro de tonéis para você mesmo enfiar a mão e pegar. Desafiei o Dudu a pegar um camarão com a mão e ofereci 10 RMB (fala-se remembí) como recompensa. Ele ameaçou enfiar a mãozinha no tonel, mirando no rabinho de um camarão desavisado, mas desistiu quando uma chinesinha parou ao seu lado e pegou uma mão cheinha de camarões demoralizando-o por completo! O desafio continua de pé. Toda vez que vamos ao supermercado, as crianças vão direto para seção de peixes brincar de quase enfiar a mão nos tonéis. Obviamente, ninguém faturou os 10 RMB ainda. Justiça seja feita: no Walmart, eles colocam à sua disposição uma cestinha furadinha para você pegar os camarões sem precisar enfiar a mão neles. Fui testar o “device” e, assim que coloquei a cestinha dentro d’água, os camarõezinhos nadaram lá para dentro e deitaram (isso mesmo, deitaram!) no fundo. De duas, uma. Ou eles adestram os camarões numa surpreendente estratégia de marketing ou os camarões se fazem de mortos para você procurar outros mais fresquinhos!

Chris Dumont
Chris Dumont

Bom, depois de comprar um pacote inofensivo de filé de peixe congelado, fui comprar peitinhos de frango. Outro susto! Aqui, se levar o peitinho, tem que levar a cabeça junto com crista e tudo. A gente nem consegue pegar a bandejinha da geladeira, diante de uma galinha que nos olha com cara de “aqui jaz uma pobre galinha que nunca fez mal a ninguém, mas que você vai comer esta noite”.

Chris Dumont

Por falar nisso, a Liu (nossa empregada – ela merece um post só para ela) chegou em casa segunda-feira dizendo que ia fazer um frango à moda chinesa recheado com cebolas e capim-limão. Lá pelas tantas, quando fui conferir o jantar, dei de cara com isso!

Chris Dumont

A foto foi tirada depois que eu retirei a cabeça e as patinhas da bandeja de alumínio. O frango, aliás, ficou delicioso!

Continuando. Desisti de comprar o peitinho e decidi assar umas coxinhas. De novo: se levar a coxinha, tem que levar o pezinho junto (para não dizer que sou exagerada, obviamente que é possível comprar frango à moda ocidental em diversos lugares). Mas se quiser levar só os pesinhos, não tem problema!

Chris Dumont

“Jogos Mortais”

Enfim, peitinhos, cabeças, coxinhas e pezinhos branquinhos ainda nos são familiares. E quando a galinha é preta? Não estou falando das penas, estou falando da pele! Jamais vi, nem em macumba quando morava no Rio, algo tão sinistro. Perguntei uma vez para um chinês por que a galinha era preta. Ele só soube explicar que ela era muito boa para mulheres da minha idade (quantos anos ele achou que eu tinha?) e para crianças pequenas porque fortalecia os ossos. Até que uma galinha destas seria bem-vinda aqui em casa, mas confesso que prefiro fraturar o femur do que cozinhar a neguinha.

Chris Dumont

Ao lado do cemitério de galinhas, havia uns combos já preparados em bandejinhas para mulheres modernas e muito ocupadas. Um deles tinha uma galinha preta, uma tartaruga e cenouras.

Chris Dumont

Para ficar completo, faltava apenas um mamífero (comentário da minha amiga Eliana Sá ao ver esta foto).

Termino este post com algumas fotos de comidas estranhas que a gente encontra no supermercados aqui. As fotos estão sem legenda de propósito. Às vezes, é melhor não saber.

No próximo post, mais compras!

Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont
Chris Dumont

NO DIVÃ
Quando você é funcionário de uma empresa e faz um bom trabalho, seu gestor o parabeniza, envia email copiando os pares, enfim, joga sua bola lá para cima para manter o funcionário motivado. Quando você é dona de casa, arruma a casa para ficar aconchegante, faz um jantarzinho gostoso, sabe o que você ganha? Uma meia suja largada no meio da sua sala limpinha e o seguinte comentário que ouvi ontem: “a sopa está gostosa, mas está com cheiro de CC”. Acho que vou pedir demissão!

Até a semana que vem.
下周见
xià zhóu jiàn

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]