Entrevista marcada, fui até o Rio para me encontrar com Marcos Sodré, chef do Sawasdee. Um restaurante no São Conrado Fashion Mall elegante, mas sem exageros. E onde provei delícias da Tailândia. A comida de Sodré dá a sensação de festa aos sentidos. No mesmo prato, reúne o doce, o salgado, o ácido e o picante. Ele explica que adaptou a gastronomia thai bem ao gosto brasileiro. “Procuro respeitar os princípios da culinária tailandesa, mas é a minha interpretação”, revela.
Enquanto me contava sua trajetória, o chef pediu como entrada camarões empanados com pasta de curry, rolinhos de siri, outros de vegetais e pastéis de cogumelos com queijo de cabra. Como prato principal, fez questão de “pilotar” sua wok e trouxe o Mussaman (cordeiro refogado no leite de coco, com curry, cebola, batata e abacaxi, salpicados com amendoim torrado). Como sobremesa, provei a mais thai do menu, a Sang Khaia Fak Tong (abóbora recheada com manjar de coco, coberta com calda de caramelo e flocos de coco).
Após provar os tons e temperos do chef, foi fácil entender seu sucesso, mas até chegar ali, Sodré percorreu diversos caminhos. Formado em Engenharia, teve confecção de couro em Petrópolis – negócio que afundou na era Collor –, montou delivery de pizza, inventou exaustor para sanitários, e vendeu peças de avião. Quando, em 1997, um amigo contou ter provado pratos deliciosos da cozinha thai em Florianópolis, Sodré teve um estalo! Pesquisou tudo sobre a culinária da Tailândia. Por coincidência, assistiu à uma entrevista do chef japonês Edo Komuri. Foi até ele pedir consultoria e montou, em Búzios, o primeiro restaurante da cozinha thai do balneário fluminense. Por quatro meses, trabalharam juntos.
Em 1999, três funcionários pediram a conta e Sodré assumiu a wok. “Era uma quinta-feira e não saí mais da cozinha”, lembra o chef, dizendo que ali se realizou. Após dez anos de sucesso, resolveu expandir os negócios e, em 2007, foi para a capital. Em menos de um ano, o Sawasdee Bistrô, do Leblon, conquistou uma estrela no Guia Quatro Rodas e foi apontado, em 2008, como a melhor novidade gastronômica do Rio e melhor asiático, da revista Veja Rio. Em 2009, reiterou o título e levou o prêmio de melhor oriental pelo Rio Show Gastronomia. Há três anos instalou, em São Conrado, um novo Sawasdee.
Sodré viaja sempre para a Tailândia em busca de mais aprendizado, novos ingredientes e técnicas. Hoje, divide a paixão pela gastronomia com o filho Thiago, também chef de cuisine, e quem comanda o restaurante do Leblon. Após nosso encontro, iria fazer o que mais gosta: testes para elaboração de novos pratos. Agora, Sodré planeja outra filial, direcionada ao público jovem.
Sawasdee chef! A propósito, Sawasdee é uma saudação tailandesa que quer dizer bem-vindo!
Serviço:
Sawasdee Búzios, na Orla Bardot, Rio de Janeiro. (22) 2623-4644. Sawasdee Bistrô, Rua Dias Ferreira, 571, Leblon – (21) 2511-0057 e Sawasdee São Conrado Fashion Mall, Estrada da Gávea, 899, 1º Piso – (21) 3322-2150.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião