Sempre falo aqui sobre chefs de fora, e desta vez resolvi sair do eixo São Paulo-Rio e conhecer um casal de cozinheiros em Santa Catarina. A praia escolhida por Emiliana e Emídio Carvalho Neto (Miduca) foi Itapoá. Bem pertinho de Curitiba, apenas duas horas da cidade. E como estamos no verão, fica aqui a sugestão, seja para um almoço mais demorado no Restaurante Tambaiá ou para passeio de fim de semana, aproveitando o confortável Baití Hotel Marina, de propriedade da família.
A notícia da abertura do Porto de Itapoá foi o incentivo necessário para o casal sair de São Paulo e buscar a tranquilidade catarinense. Por acreditar no potencial turístico da região, a família de Emiliana tinha o sonho de criar um hotel-boutique com marina e um restaurante de cozinha contemporânea. Sonho realizado!
Nascida em Londrina, Emiliana foi com 17 anos para os EUA, onde conheceu Miduca. Ele, formado em música, tinha uma banda de rock. Ela, depois de desistir do curso de Relações Públicas, foi fazer Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi (SP). Quando descobriu que a gastronomia era sua “praia”, Emiliana foi para a Espanha para se especializar e fez estágio no Martin Berasategui Restaurant, 3 estrelas do Guia Michelin, em San Sebastian.
Em 2005, o casal se mudou para Itapoá. E depois de muito planejamento e obras, há um ano e dois meses, o Tambaiá, que fica dentro do hotel, foi inaugurado. Os dois, porém, tiveram que se adaptar ao novo estilo de vida. “Foi difícil no começo. Em São Paulo, tínhamos uma vida agitada, mas com chegada dos filhos (hoje são três) optamos pela qualidade de vida. Queríamos que eles tivessem raízes”, explica Emiliana.
A chef conta que Miduca descobriu o gosto pela gastronomia quando ela ainda fazia o curso. “Ele é um chef nato, e praticamente aprendeu por osmose”, afirma.“Foi a culinária japonesa que despertou meu interesse. Eu era um ‘comedor de sushi’ e comecei a observar pratos, ingredientes, texturas. Decidi ler e ler sobre o assunto e juntos, eu e Emiliana, cozinhamos muito até encontrarmos o conceito da ‘cozinha da alma’”, lembra o chef, referindo-se ao prazer de cozinhar, harmonizar ingredientes e agradar aos paladares mais exigentes.
A parceria do casal é grande e, juntos, os dois estão conseguindo chamar a atenção para o Tambaiá, um restaurante moderno, despojado, com um gostoso aconchego familiar e de frente para a Baía de Babitonga. No cardápio, pautado pela cozinha regional, os destaques são para os pescados e frutos do mar. Provei lá o chapeado de frutos do mar, o ceviche de robalo, o escabeche de tanhota, a asinha de robalo com ameixa e ainda um filé com fritas (mignon com molho de Kraeuterkaese – queijo fundido de Pomerode –, com cogumelos frescos e batatas fritas). Todos os pratos são muito saborosos. “Nossa gastronomia é autoral, trabalhamos com receitas exclusivas, com produtos locais e prezamos pela integridade dos ingredientes. Gostamos de brincar com os aromas e com a recordação que eles carregam”, resume Emiliana.
Serviço
Deixe sua opinião