• Carregando...

Quando fui para Visconde de Mauá, dias atrás, tive uma grata surpresa: encontrar, no Rio de Janeiro, uma deliciosa comida mineira. A saída do Rio tinha um propósito específico: conhecer o Restaurante Gosto com Gosto, da chef Mônica Rangel, que esteve em Curitiba, durante o Gastronomix.

Do Rio a Visconde são 210 quilômetros. A estrada é sinuosa, mão dupla e pontos de afunilamento, mas o passeio vale a pena. É para ir sem pressa e apreciar a paisagem, como as fazendas e o Parque Nacional de Itatiaia.

O Gosto com Gosto foi eleito, por nove anos consecutivos, o melhor restaurante de comida mineira do Brasil, pelo Guia 4 Rodas, o que deixa a chef orgulhosa, pois está fora de Minas. Tudo, porém, tem uma explicação. Criada à beira do fogão a lenha com a mãe e avó, Mônica nasceu em Juiz de Fora.

Apesar de ser criada em Niterói, nunca perdeu a veia mineira. Cresceu ajudando a fazer quitutes mineiros. “Acho que cozinho desde sempre, afinal minha mãe me deixava fazer bolos e geleias para as visitas”, lembra.

A menina que rondava a cozinha, também adorava bichos e queria ser veterinária. Acabou fazendo fonoaudiologia. Como o pai morreu cedo, era necessário fazer um curso que lhe permitisse também trabalhar e, como medicina veterinária era em tempo integral, deixou o sonho de lado.

Já casada e com filhos hiperativos, quando ainda trabalhava como secretária bilíngüe na Souza Cruz, no Rio, foi passar férias em Visconde de Mauá. Apaixonou-se pelo lugar e pela possibilidade de criar as crianças junto dela, como foi criada.

Durante um ano, ia todo fim de semana para a vila, onde o marido Cláudio, contador, foi fazendo clientes, o que possibilitaria mudar a vida no ano seguinte. Assim, a família se mudou e Mônica abriu o primeiro café expresso de Visconde. Seis meses depois nascia o Gosto com Gosto.

Hoje o restaurante é conhecido por servir uma comida mineira moderna e leve. “Adoro o tradicional, mas com cara de moderno. Garanto que não é fácil repetir um prato com a mesma maestria sempre e mantê-lo inalterado por vários anos”, explica a chef.

Foi lá que comi a melhor costelinha de porco, assada por seis horas em baixa temperatura. Acompanhando um tutu à mineira, ela vem desmanchando e pode ser cortada com colher. Esse é um dos pratos que Mônica considera sua “assinatura”, além das linguiças que são diferenciadas, leves e defumadas. “Minhas criações não podem ter muita ‘asa’, afinal a tradição tem que permanecer. Crio muito para o prato da Boa Lembrança, associação que faço parte há 16 anos, e nos eventos que participo mundo afora”.

Entre outras delícias, são servidos torresmos à pupuruca, torresmos carnudos, bolinhos de aipim com queijo, que podem ser acompanhados com cachaças. São 640 rótulos.

Para o grand finale, sobremesas são feitas no fogão a lenha em tachos de cobre, como o brasileirinho, uma combinação de casquinha de limão com doce de leite cremoso. Tudo de dar água na boca!

* * * * *

Serviço:

Gosto com Gosto – Rua Wenceslau Braz, 148. Visconde de Mauá – Resende – Rio de Janeiro. De quarta a segunda: das 11 às 20 horas; sexta e sábado, das 12 às 22 horas. Férias: quinta, sexta e sábado: das 11 às 22 horas. Fecha às terças-feiras. Telefone: (24) 3387-1382. Site: www.gostocomgosto.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]