Se o brasileiro é conhecido, dentre outras qualidades, pela criatividade e originalidade, no mundo das cervejas não é diferente. Com o crescente mercado de cervejas especiais, o país deu um salto na qualidade e variedade de rótulos que estão ao alcance de um público cada vez mais exigente.
O Bom Gourmet convidou nove conhecedores de cervejas especiais, referências nacionais do assunto, para montar uma lista com os rótulos brasileiros que são obrigatórios degustar ao menos uma vez na vida. As mais citadas por eles resultou em uma seleção de 22 cervejas indispensáveis para quem busca conhecer ou está inserido no mundo da cevada.
Além disso, três chefs, conhecedores das cervejas especiais, criaram pratos para harmonizar com algumas dessas estrelas principais escolhidas por eles.
Segundo a brasileira Kathia Zanatta, bier sommelière pela escola Doemens Akademie, em Munique (Alemanha), é perceptível o desenvolvimento desse novo mercado no Brasil, tanto pela maior disponibilidade de rótulos nacionais e importados quanto pela oferta e procura de informações sobre cervejas especiais, em cursos, palestras e eventos.
“Entretanto, a maioria da população brasileira consumidora de cerveja prefere Lagers convencionais (grupo onde estão inseridas ser cervejas Pilseners, Bocks e American Largers) e não tem informação ou acesso suficiente aos rótulos especiais para consumi-los”, diz.
Sabores
Para tomar uma cerveja, o brasileiro geralmente procura rótulos mais leves e que refrescam. A cerveja de trigo é uma das mais lembradas pelos especialistas como um estilo que ganha espaço e, muitas delas, têm elementos de brasilidade.
A Backer 3 Lobos – Exterminador, é um exemplo disso. “Ela tem acidez marcante e notas cítricas e herbais herdadas dos lúpulos e do capim-limão, o que dá um toque nacional ao rótulo”, afirma a mestre cervejeira e sommelière de cerveja pela Doemens Akademie, Cilene Saorin.
Para o sommelier e colunista de cervejas do Bom Gourmet, Luís Celso Jr., no Brasil há variedade de ingredientes regionais e as cervejarias locais têm liberdade para testar a criatividade. Em muitos países, onde a produção é secular, existem regras rígidas para a produção da bebida, como é o caso da Alemanha onde existe legislação que regula a fabricação.
>>>Veja também as dicas de harmonização de cervejas especiais
Aqui no Brasil, os fabricantes fazem suas experimentações com ingredientes regionais, como café, amburana (madeira), rapadura, jabuticaba e o bacuri (fruta). “Uma das principais características das brasileiras é que mesmo agregando sabores inusitados, elas não perdem a essência dos estilos originais”, afirma.
É o caso da Falke Vivre pour Vivre, do estilo Sour Ale com jabuticaba. Este rótulo é sazonal porque depende da época da fruta que tem safra, entre outubro e novembro. “A jabuticaba confere sabor e doçura à cerveja, fazendo frente às notas acéticas e à acidez”, afirma o jornalista e colunista de cerveja, Roberto Fonseca. Ele ainda destaca que a bebida faz um bom par com sobremesas mais adocicadas, em especial as com base de chocolate.
Está curioso para conhecer esta seleção. Então confira abaixo cada uma delas:
* * *
Serviço
Templo da Cerveja. (41) 3532-9255 – www.templodacerveja.com.br
Cervejaria Way Beer. (41) 3653-8853 – www.waybeer.com.br
NoTubo. (41) 3343-9050 – www.notubo.com.br
Teruchkin Gastronomia. (41) 8417-0900 – www.teruchkin.com.br
Produtos usados nas fotos
Vanessa Taques. (41) 3527-9800 – www.vanessataques.com
Spicy Barigui. (41) 3317-6887 – www.spicy.com.br
As fotos que ilustram a reportagem foram produzidas no Empório Joaquim José – (41) 3266-1113.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião