Para quem gosta de boa mesa, são muitos os encontros gastronômicos. Para aqueles que apreciam vinhos, não há o que reclamar do número de confrarias e de adegas existentes. Entretanto, os apreciadores de cervejas gourmet ainda não tinham um espaço de degustação.
Aproveitando esse vácuo, o ex-engenheiro automotivo Beto Onofre e o sommelier especialista em cervejas Daniel Wolff decidiram embarcar em um empreendimento diferente: um lugar que reúne mais de 130 rótulos nacionais e importados – entre eles cervejas ao estilo wiezenbier, pilsener, indian pale ale, as famosíssimas trapistas e as aqui raras e muito frescas lambics. São bebidas de 13 países, como Bélgica, Alemanha e França, além de marcas brasileiras, como a paulista Colorado, as mineiras Wäls e Backer e as paranaenses Diabólica e De Bora Bier.
Mas a Mestre-Cervejeiro.com – o mesmo nome do site criado por Wolff –, não se resume a um empório de cervejas. Para quem gosta de cerveja boa e passa na frente da loja, não há como despregar os olhos das paredes de ambos os lados, repletas de rótulos dos mais variados. Uma grande mesa ao centro, para até dez pessoas, é outra grande sacada desse espaço.
Apesar de recém-inaugurada, a loja recebe confrarias de cervejeiros que se reúnem no local para degustações, feitas de uma maneira muito, mas muito simples mesmo: aponta-se a garrafa escolhida nas prateleiras para a próxima degustação, que logo é resfriada e chega à temperatura ideal. E Wolff avisa: nada de cerveja estupidamente gelada! Temperaturas muito baixas amortecem as palpilas gustativas e afetam a percepção da complexidade da bebida. O que vale é sentir todas as características das cervejas gourmet. “Apreciar a cor e o aroma é fundamental e se equivale ao início da apreciação dos vinhos”, diz Wolff. E elas são muito diferentes entre si.
Como o foco é experimentar e degustar sem pressa, a maneira mais adequada de saborear a bebida é intercalar a degustação com acompanhamentos especiais. A saída dos sócios foi chamar a ajuda da chef Geraldine Miraglia, da Oli Gastronomia, que levou até o Mestre-Cervejeiro.com o pão de cerveja, as nozes condimentadas e o brownie.
Para quem engatinha na arte de saborear cervejas gourmet, Daniel Wolff faz questão de orientar esta viagem pelo universo das cervejas, dando dicas de harmonização entre as bebidas e a gastronomia.
Serviço
Mestre-Cervejeiro.com. Rua Coronel Dulcídio, 775, bloco 2, loja 3, Shopping Hauer – Batel.
A loja abre de segunda a sexta-feira das 10 às 21 horas, e aos sábados das 9 às 19 horas. Informações: (41) 3532-9155.
Deixe sua opinião