O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) assinaram na quarta-feira(12) um termo de cooperação para 2013. Pelo acordo, a Embratur se encarrega de disponibilizar espaço e estrutura enquanto o Ibravin oferece material promocional e um profissional para realizar as ações.
O termo prevê a degustação de vinhos e a distribuição de material promocional referente ao enoturismo brasileiro em eventos no exterior. O foco são os países-alvo do Wines of Brasil (projeto que promove os vinhos brasileiros no mercado internacional, cujo trabalho começa dentro das vinícolas): Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.
O acordo vale por um ano a partir da data de assinatura e a tendência é ser revalidado nos anos seguintes. “A Embratur irá trabalhar a gastronomia como ponto estratégico na divulgação do Brasil como destino e iremos colocar o vinho neste contexto”, explica a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. A vitivinicultura brasileira conta também com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Ações
Dentre as ações previstas está a participação dos vinhos nacionais em feiras internacionais de gastronomia, em feiras internacionais de turismo, eventos de divulgação das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo e no Projeto Imagem, uma iniciativa que aproxima jornalistas e formadores de opinião da produção de vinho no Brasil.
Para 2013, a previsão é trazer um grupo de chefs de renome internacional para participar de um evento gastronômico em São Paulo e outro, com profissionais da imprensa internacional para visitar a Serra Gaúcha e assistir ao carnaval de São Paulo, no dia do enredo da Vai-Vai, cujo tema do samba-enredo será o vinho nacional.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink