Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, estado de São Paulo: 1.628 metros de altitude. Teresópolis, Serra Fluminense, no estado do Rio de Janeiro: 910 metros. Do alto desses municípios, duas marcas de cerveja premium se consolidam no mercado do Sudeste e ganham novos consumidores no Sul do país. Tratam-se da paulista Baden Baden e da fluminense Therezópolis.
Em comum, as duas têm o fato de utilizarem métodos artesanais e a água mineral de suas montanhas, o que garante a qualidade delas, devido à padronização da água, segundo o mestre cervejeiro Evandro Zanini.
A Baden foi criada em 1999, por um grupo de amigos que queria produzir, inicialmente, uma cerveja como a bitter ale inglesa Spitfire. O nome da marca foi inspirado no restaurante e choperia Baden Baden, em Campos do Jordão desde 1985.
Depois de consolidada como umas das principais cervejas gourmet do Brasil, a Baden foi adquirida pela Schincariol em 2007. Atualmente, a empresa mantém sete tipos de cerveja o ano todo – Cristal, Bock, Red Ale, Stout, Golden, Baden 1999 e Weiss –, e mais três sazonais, como a Christmas, lançada apenas no Natal.
Em 2008, a Baden lançou também uma edição limitada (2,5 mil garrafas, ainda disponíveis no mercado) da Tripel (600 ml, R$ 80 reais), uma cerveja triplamente fermentada, de alto teor alcoólico (14%), historicamente desenvolvida por monges trapistas. “Com sabor frutado e corpo marcante, ela harmoniza com queijos, doces e até carnes gordurosas”, diz o consultor gastronômico Allan Cunha.
Receita dinamarquesa
De estilo lager, teor alcoólico de 5% e produzida com três tipos de lúpulos, a Therezópolis Gold (600 ml, R$ 7) é um produto da cervejaria St. Gallen, que integra o grupo Pax Brasil.
A receita da bebida data de 1912 e é atribuída a Alfredo Claussen, um descendente de imigrantes dinamarqueses, fundador da primeira cervejaria de Teresópolis.
Recomendada pelo consultor gastronômico Allan Cunha, a cerveja tem, segundo ele, uma gama de harmonização muito grande, combinando especialmente com frutos do mar leves, cozidos ao vapor.
Serviço
As duas cervejas podem ser encontradas na loja Armazém da Serra – (41) 3264-8769, e no Carocha Bar – (41) 3029-3689.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião