Nada melhor do que brindar as alegrias do Natal e as realizações do ano que passou com um bom espumante. Utilizar a taça certa é fundamental para preservar as propriedades da bebida e fazer um brinde à altura. De acordo com o sommelier Luiz Fernando Natale, da Miolo Wine Group, de São Paulo, a taça tipo flûte, ou flauta em português, é considerada ideal para a degustação dos espumantes e frisantes em geral. “Com o diâmetro pequeno e com hastes mais compridas, as taças para espumantes apresentam design alongado. O formato mantém o perlage, ou as borbulhas, por mais tempo, além de permitir que o espumante entre em contato com as partes laterais da língua – responsável pela identificação da acidez”, diz.
De acordo com Natale, a boca ou abertura da taça deve ser mais fechada para impedir que o gás carbônico se desprenda e leve o aroma. Outra dica é que a taça deve ser segurada pela base ou haste. “Isso serve para evitar que o calor dos dedos altere a temperatura da bebida”, diz.
Segundo Katty Caroline Conceição, instrutora de bar do Senac-PR, o sabor do espumante vem do equilíbrio harmônico entre a sensação visual, olfativa e gustativa. Por isso, as taças coloridas e muito lapidadas não são as mais indicadas para a degustação da bebida. “Para uma análise visual correta deve-se utilizar taças transparentes. Somente desta forma é possível identificar a coloração e analisar bem o espumante”, diz. A quantidade servida no copo também pode interferir na qualidade da bebida. “Não é aconselhável encher a taça até o final. O ideal é servir dois terços do copo. O espumante esquenta muito rápido e o aroma pode ser perdido”, explica a instrutora.
Em festas grandes, com bastante convidados, é comum que as pessoas misturem os copos de bebida uma com as outras. Para evitar este tipo de problema, os anfitriões podem contar com os berloques ou identificadores de taças. São argolinhas penduradas nas hastes das taças, com pingentes em cores ou formatos diferentes. Os objetos trazem um elemento a mais de decoração, limitam os copos a serem lavados posteriormente e evitam o desperdício de bebida.