• Carregando...

Vinho verde, no Brasil, é sinônimo de bacalhau. Para tirar este estigma, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, em Portugal, promove, no dia 5 de novembro, em Curitiba, uma apresentação sobre a bebida. O objetivo é provar aos importadores que o vinho português tem potencial para ser muito mais do que a bebida da Sexta-Feira Santa.

Leve, refrescante e de baixo teor alcoólico, o vinho verde é ideal pa­­ra acompanhar saladas, mariscos, peixes, aves e comida oriental. Produzido em área demarcada no Noroeste de Por­­tugal, o vinho é a segunda bebida mais exportada do país, atrás apenas do vinho do Porto.

No ano passado, o país exportou quase 1 milhão de garrafas para o Brasil – o sexto mercado consumidor. Segundo o enólogo Bruno Almeida, da Comissão, o Brasil é um mercado estratégico por ter clima tropical e gastronomia que combina com a bebida.

A comissão atua como um órgão regulador – que controla a produção e certifica o vinho. Para ganhar o “verde” no rótulo, o vinho deve ser produzido na região demarcada, que fica entre os rios Minho, ao Norte, e Douro, ao Sul.

Embora o branco seja o mais comum, a região também produz vinho verde rosè e tinto, além dos espumantes. E, para a estranheza do consumidor brasileiro, nas casas e restaurantes mais tradicionais portugueses, o bacalhau é servido com tinto. A explicação é simples: “Para nós, bacalhau não é peixe”, diz Victor Peixoto, dono do restaurante O Victor, em Póvoa do Lenhoso, distrito de Braga, No­­roeste de Portugal.

Ferreira é dono de um dos restaurantes mais tradicionais da região e faz o bacalhau mais famoso das redondezas. Ele explica que, por ter um gosto forte, o bacalhau entra na mesma categoria que carnes vermelhas, como cabrito e cordeiro. Por isso, a combinação com o tinto. Para o mercado internacional, porém, os produtores continuam apostando no sucesso do vinho verde branco e dos espumantes.

*A jornalista viajou a convite da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Serviço

O evento é direcionado a convidados. Mais informações sobre o vinho verde no site www.vinhoverde.pt

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]