Um dos truques mais comuns para esquentar os dias gelados de inverno é recorrer às bebidas quentes. Cafés, chás, chocolates quentes e alguns coquetéis alcoólicos, especialmente os feitos com conhaque, também chamado de o “vinho destilado”. “Tem quem deguste o conhaque o ano inteiro, mas ele faz mais sucesso durante o inverno”, conta o instrutor de drinques e coquetéis do Senac Paraná Carlos Roberto Malaquias. Segundo ele, é o teor alcoólico da bebida, que varia de 40 a 60%, que faz com que ela “esquente”.
O mais famoso drinques de conhaque é o Alexander, servido normalmente como aperitivo em restaurantes e eventos. Para os dias frios, porém, Malaquias recomenda coquetéis que misturem o vinho destilado a outras bebidas quentes, porque elas acentuam a sensação de calor. “O conhaque combina com chocolate quente, chá de frutas e leite quente”, afirma ele.
Combinado com café, a mistura resulta no French Coffee, variação do drinque feito com café e uísque conhecido como Irish Coffee. A bebida também leva açúcar, que, de acordo com Malaquias, deve ser misturado ao conhaque antes de adicionar o café para que este não esfrie, além de chantilly. “Este [coquetel] deixa até as bochechas vermelhas”, brinca o instrutor.
Deixe sua opinião