Café e cerveja são duas bebidas muito apreciadas pelos brasileiros; de preferência, a primeira fervendo e a segunda estupidamente gelada. E não dá para unir essas duas paixões? Muitas cervejarias pensaram nisso e conseguiram, criando cervejas que deixam, no paladar ou no aroma, um toquezinho de café. E a combinação dá muito certo.
A Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, chegou ao extremo: tem na receita grãos de café da Alta Mogiana, ao nordeste daquele estado. Mas para dar esse gostinho à cerveja não é necessário ir tão longe. Maurício Beltramelli, co-autor do site brejas. com.br, explica que a sensação de café vem do uso de malte torrado. “Uma vez visitei a Colorado e botei a cabeça na tina onde a Demoiselle – um dos carros-chefe da cervejaria – estava sendo produzida. De cara senti o cheiro de café. Perguntei ao Marcelo Carneiro, proprietário da cervejaria, se ele tinha adicionado o ingrediente e ele riu. O café, em pequenas quantidades, só seria inserido mais tarde, na fermentação. O aroma que eu sentia era somente do malte torrado”, conta.
Quanto mais malte torrado, maior a sensação de café, explica Beltramelli. E, como a coloração do malte influi na cor da bebida, a maioria das cervejas com aroma ou gosto de café são escuras.
Mas as semelhanças terminam aí, já que esse sabor pode ser encontrado tanto entre as estilo Ales – como a própria Demoiselle, uma Porter – quanto entre as Lagers, como a Eisenbahn Dunkel, uma Schwarzbier de Blumenau, Santa Catarina. Aliás, as duas cervejas foram premiadas no European Beer Star Awards do ano passado, com ouro e bronze respectivamente.
Agora, se bateu a curiosidade, das cervejas nacionais com estas características é possível encontrar em supermercados em Curitiba a Eisenbahn Dunkel, a Baden Baden Stout e a Devassa Negra. Em lojas especializadas, no Mercado Municipal ou nas lojas on-line se pode achar a Falke Ouro Preto, a Colorado Demoiselle, a Bamberg Schwarzbier, a Schmitt La Brunette e a Mistura Clássica Stout Café.
Entre as importadas, as mais fáceis de achar em redes de supermercados são a Leffe Brune e a Kostritzer. Para saborear a Guinness, a Fuller’s London Porter, a Harviestoun Old Engine Oil, a Gouden Carolus Classic, a Pfungstädter 1831 Schwarzbier e a Chimay Bleue, melhor procurar na internet ou em lojas especializadas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião