• Carregando...

Navegar por algumas das melhores vinícolas do Velho e do Novo Mundo sem sair de Curitiba. Este foi o objetivo das centenas de pessoas que participaram da 3.ª edição do Tour Mistral 2009, no último sábado, no Hotel Pestana.

Em um só lugar foram reunidos 200 rótulos – entre lançamentos e consagrados tintos, brancos e espumantes – de 30 vinícolas da França, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, para que compradores e visitantes pudessem experimentar novos vinhos ou conhecer mais os diversos sabores do mundo.

Destaque para a presença do enólogo e produtor português Luis Pato, que esteve no evento apresentando seu novo espumante, o Touriga Nacional, além de brancos e tintos de sua vinícola. Aos que faziam fila para experimentar suas criações com a Baga, uva rústica domada por sua vinícola, ele apontava a tendência atual do mundo dos vinhos. “Busca-se hoje dosagens alcoólicas menores – em torno de 13% – e bebidas sem o sabor pronunciado da madeira das barricas, vinhos mais macios e aromáticos”, diz Pato.

Entre os dez países participantes do Tour Mistral, o maior número de expositores veio justamente de Portugal, nomes como Quinta do Côtto, Quinta do Vesúvio – um lançamento de peso da Symington Family Estates – e a Porto Graham´s, o que deixa clara a força de atração desse país, que tem como marca registrada o número de cepas diferentes lá encontradas: mais de 500 tipos, segundo Diogo Campilho, diretor e enólogo da Quinta da Lagoalva.

Estiveram presentes ainda o italiano Tancredi Biondi Santi, da Castello di Montepó; o argentino Alejandro Vigil, enólogo da Catena Zapata; as italianas Elisabetta e Chiara Nonino, da Grappa Nonino, e o espanhol Miquelàngel Cerda, da Anima Negra, que trouxe para a degustação o vinho AN, de produção reduzida – em torno de três mil garrafas por ano – concebido a partir da casta Callet, nativa e exclusiva da ilha de Mallorca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]