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Em matéria de vinho, os brasileiros estão abertos a experimentar novidades e são cada vez mais críticos quando o assunto é qualidade. Essa é a impressão do norte-americano Joseph Toenjes, gerente de vendas internacionais da vinícola Ironstone, na Califórnia.

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“Presenciamos um crescimento de 200% do mercado de vinhos californianos no Brasil entre 2005 e 2009, então acredito que o país tem tudo para se tornar um dos maiores consumidores dos nossos produtos”, disse ele. No Brasil, a Ironstone está presente há pouco mais de um ano.

Toenjes, que aprendeu o português nos anos 1980 quando estudou no Brasil, esteve em Curitiba neste dia 13 de setembro. Ele veio para apresentar alguns dos rótulos da Ironstone durante almoço no restaurante Vindouro, além de ter passado por Porto Alegre (RS) e ter visitas agendadas em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

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Os vinhos apresentados por Toenjes no evento foram o Obsession Synphony 2008 (R$ 45), o Ironstone Cabernet Franc 2008 (R$ 55), o Ironstone Reserve Meritage Estate Grown Sierra Foothills (R$ 210) e o Ironstone Reserve Zinfadel Rous (R$ 125), todos comercializados pela importadora Porto a Porto.

Dentre esses rótulos, o Ironstone Reserve Zinfadel Rous é considerado um dos ícones da produção de vinhos da Califórnia.

As uvas da Ironstone são plantadas em duas regiões, ao leste de San Francisco e ao sul de Sacramento, em um local com plantações tradicionais e familiares, que tem um clima considerado propício para vinícolas – quente durante o dia e frio durante a noite. “É isso que faz o nosso vinho ser mais barato que os de outras regiões mais tradicionais dos Estados Unidos, como Napa, por exemplo. As famílias que plantam as uvas já estão estabelecidas nessa região há pelo menos 100 anos”, disse ele.

Além disso, os vinhos são produtos em sistema de cobertura vegetal, que tenta diminuir ao máximo a utilização de agrotóxicos.

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