O uva merlot não é novidade no mercado brasileiro. Afinal, para alguns estudiosos, a casta está para o Brasil assim como a malbec está para a Argentina ou a carmenère para o Chile. Mas é na contramão desta popularidade que segue um curioso lançamento da jovem vinícola gaúcha Dúnamis. O grupo, que há dois anos vem produzindo vinhos na região Campanha, acaba de lançar um rótulo de merlot branco – e não tinto, como sua forma mais comum.
A vinificação em branco da casta é incomum no mundo todo. No Brasil, o rótulo é único, garante o diretor-executivo da empresa, Júlio César Kunz. “Já houve outra produção de vinho branco a partir de merlot no país. Esta criação não existe mais. Podemos dizer que o Shall We Dance Merlot Branco é o único desta categoria na era moderna dos vinhos nacionais, que começou nos anos 1980”, diz.
Na prática, a diferença entre vinhos tintos e brancos é apenas o contato (ou a falta dele, no caso dos brancos) com a casca da uva na hora da produção. Porém, isto garante muitas características diferentes peculiares, como estrutura, aromas, acidez, taninos. No caso do vinho lançado pela Dúnamis, o resultado foi um branco refrescante, jovem, bastante floral e que lembra um riesling.
“Queremos descobrir como a merlot se expressa quando vinificada em branco. Este é um vinho conceito, que não foi feito para conquistar o mercado logo de cara. Mas, sim, para oferecer uma nova experiência às pessoas”, afirma Kunz.
Além do lançamento, a vinícola produz rótulos de espumantes, pinot grigio, merlot tinto e o blend Ser (50% cabernet sauvignon e 50% chardonnay). Em comum a todos eles, características com leveza e refrescância. “Nossa proposta é oferecer vinhos fáceis de beber”, diz o diretor-executivo.
O merlot branco da Dúnamis tem o preço sugerido de R$ 39,90.