De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor deve faturar 20% a mais no verão 2022/2023 do que no mesmo período do ano passado.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, este ano foi ótimo para o setor. “Saindo do período crítico da pandemia, os consumidores voltaram a frequentar os estabelecimentos", pondera.
Para Somucci, o desafio 2022 foram os impactos da inflação. Mas, apesar de os proprietários de estabelecimentos não terem conseguido repassar integralmente o aumento dos insumos para o consumidor final, o setor voltou a faturar.
“Enfrentamos o desafio de sobreviver. Tivemos um salto positivo, incentivado pela cerveja que subiu menos que a inflação. Além disso, a Copa do Mundo trouxe um movimento ótimo, ainda que o Brasil não tenha chegado até o fim da disputa. O consumidor estava ávido”, completa.
Segundo dados da Abrasel, 18% das empresas opera com prejuízo, enquanto 37% está em equilíbrio. Entretanto, o setor deve fechar o último trimestre de 2022 com volumes recordes: em relação a 2019, a expectativa é que o faturamento crescerá 8% em termos reais.
Os últimos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor da inflação no país, divulgado em novembro deste ano, indicaram que o índice geral no acumulado do ano está em 5,13%, enquanto a inflação da alimentação fora do lar está em 6,93%.