50best
Alex Atala: restuarante D.O.M está mais uma vez entre os 100 melhores do mundo.| Foto: Divulgação

Ao menos quatro restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo de acordo com a premiação 50Best - promovida pela publicação britânica Restaurant. Os nomes dos colocados de 51º a 100º lugar na lista de 2022 foram divulgados nesta terça-feira (5). Os 50 primeiros colocados no ranking serão conhecidos no dia 18 de julho, na grande celebração que ocorre em Londres.

Das casas brasileiras já selecionadas neste ano, três estão em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Dessas, duas são veteranas da lista dos 100 melhores e duas estreantes. D.O.M, do chef Alex Atala e o Lasai, do chef Rafa Costa, estavam na lista de 2021. Mas mudaram de posição neste ano.

Ambas ganharam relevância no ranking. O restaurante de Atala (foto) foi da 61ª para a 53ª posição. Já a Casa de Rafa Costa e Silva saiu da 85ª para a 78º colocação. Um em São e o outro no Rio de Janeiro, em comum os dois têm a inspiração em ingredientes brasileiros e uma cozinha autoral cheia de técnica.

Estreante na lista, o restaurante Maní, da chef Helena Rizzo também bebe na essência da cozinha brasileira. Em 96º lugar, o Mani se destaca por pratos incrivelmente simples e ao mesmo tempo saboroso e inventivos, como as lascas de polvilho, o ceviche de caju e o peixe na folha de bananeira.

Outro novato, o Evvai busca nas raízes italiana e da cozinha dos imigrante aqui no Basil a sua inspiração. A casa fica em São Paulo e é comandada pelo chef Luiz Filipe Souza. Ficou em 67º lugar no ranking do 50Best.

A lista dos 100 melhores restaurantes do mundo é montada a partir de indicações de 1.080 pessoas convidadas pela publicação. São figuras que vivem e consomem o mundo da gastronomia.