No próximo fim de semana (15 e 16 de outubro) ocorre a 9ª edição do Cacharitiba, feira com exposição, rodadas de negócios, palestras, lançamentos e degutação de cachacas. “A proposta do evento é o desenvolvimento do setor da cachaça no Brasil”, afirma Aline Minho, organizadora do Cacharitiba.
Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), existem mais de 1 mil produtores no Brasil e o lucro nas exportações é de US $15,61 milhões. “Apesar da bebida representar 72% do mercado nacional de destilados, o produto ainda segue com um estigma negativo” explica Aline. De acordo com a organizadora, o Cacharitiba pretende aproximar o público e mostrar a importância da bebida para o país.
O setor da cachaça
Atualmente, existem mais de 6,3 mil marcas registradas no Brasil, entre cachaça e aguardente, e o setor gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos. Segundo dados do IBRAC, nos primeiros oito meses de 2022 houve um crescimento de 26% no volume exportado em relação ao mesmo período do ano anterior. Um acúmulo de US$ 13,10 milhões, número 62% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.
“A cachaça é um produto com enorme potencial de crescimento no mercado internacional. Sua promoção associa-se às características que compõem o perfil brasileiro de alegria e celebração da vida”.
Cláudio Borges, analista da Gerência do Agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil).
Cacharitiba
Considerado o maior evento exclusivamente dedicado à cachaça no Paraná, a 9ªedição do Cacharitiba reúne mais de 50 produtores vindos de Norte a Sul do país. Este ano, a feira ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, no Victoria Villa Hotel - Av. Sete de setembro, 2488. Os ingressos custam R$22. Informações pelo site.