CIC vai ganhar a segunda Fazenda Urbana de Curitiba, ficará em área anexa ao Parque dos Tropeiros.| Foto: Joao Pedro de Amorim Junior/PMC
Ouça este conteúdo

Curitiba terá uma segunda Fazenda Urbana até o início de 2024. O projeto faz parte das comemorações do aniversário de 330 anos da cidade. O prefeito Rafael Greca lançou na tarde desta sexta-feira (10) a pedra fundamental para a obra no bairro CIC. O novo espaço ocupará quase o triplo da área destinada hoje a Fazenda Urbana Cajuru. Serão 11 mil m² integrados ao Parque dos Tropeiros, na região próxima à vila Diadema e Caiuá.

O projeto prevê um espaço de cultivo sustentável de alimentos e um Armazém da Família, com foco em produtos regionais e de agricultura familiar. Uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional também será instalada na Fazenda Urbana do CIC. O local será equipado com cozinha multifuncional, área para a compostagem e o chamado Abelha LAB. Com abrigo para as abelhas Jataí, o Abelha LAB será usado para replicação de colmeias no bosque nativo e manejo do mel produzido.

A primeira Fazenda Urbana de Curitiba foi inaugurada em junho de 2020 e fica na Regional Cajuru. A proposta do espaço é ser um local para pensar o alimento da produção à mesa, tornando todo o processo mais junto, inteligente e sustentável. Na área de pouco mais de 4 mil m², há horta, pomar e estufa para o cultivo de espécies mais sensíveis.

Publicidade

No ano passado, a Fazenda Urbana do Cajuru recebeu uma premiação do Pacto de Milão - um dos legados da EXPO 2015 e que tem como objetivo pensar soluções para problemas relacionados à alimentação nos meios urbanos. A iniciativa desenvolvida pela prefeitura de Curitiba tem a premiada chef Manu Buffara como uma das madrinhas .