Feira de Sabores, produtos com Indicação Geográfica e leilão de cafés especiais são os destaques da programação da 15ª Ficafé| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

Começa na próxima terça-feira (18), no Centro de Eventos de Jacarezinho, a 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé). Durante dois dias, produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais e amantes de café vão poder conhecer as novidades da cafeitcultura e do agronegócio paranaense.

Este ano, o evento vai ser híbrido, online e presencial. Na programação estão previstos painéis sobre casos de sucesso, sustentabilidade, comercialização de cafés especiais, além de oficinas presenciais de torra, encontros temáticos, entre outras atividades.

Feira Sabores

Publicidade

Pela primeira vez, o evento vai contar com a Feira de Sabores, que reúne exposição de cafés especiais e outros produtos do agronegócio do norte pioneiro do Paraná.

“O café deixa de ser o foco principal e divide espaço com os outros produtos diferenciados que temos aqui”, afirma Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR. Para ele a feira é uma forma de incentivar e fortalecer a participação de lideranças e entidades na proposta de valor, que visa promover o desenvolvimento regional por meio da diferenciação da produção.

O cafeicultor e presidente da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Paulo José Frasquetti, diz que a Feira de Sabores deve atrair um público diversificado. “A Feira de Sabores vem para somar, divulgar as IGs (Indicações Geográficas) do norte pioneiro, e mostrar a importância da diversificação da produção”, avalia.

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná) e Secretaria da Agricultura e do Abas.

A participação na Ficafé é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição no site.

Publicidade