panetones
Mercado de panetones alcança 47,8 mil toneladas consumidas e movimenta R$806 milhões.| Foto: Bigstock

Há pouco menos de 90 dias para o Natal, os panetones, alimento tradicional nas festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Dados divulgados no fim de setembro pela Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), os números são otimistas para o segmento.

De acordo com a pesquisa, realizada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8 mil toneladas de produtos no período. No total, houve um aumento de 3,9% em valor e 21% em volume de vendas, quando comparados com o período anterior (novembro de 2020 a janeiro de 2021).

“Os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

De acordo com Zanão, a expectativa é que o consumo comece a aumentar no final deste mês, porém, com o cenário de inflação, o consumidor deverá fazer escolhas e isso deve afetar o ticket. “O cenário econômico não está favorável para o bolso do consumidor, esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas no período sazonal (novembro de 2022 a janeiro de 2023)”, pontua o executivo.

De acordo com a consultoria divisão Worldpanel, de novembro de 2021 a janeiro de 2022, o panetone passou a ser consumido em 7 milhões de novos lares.

Ele ressalta que a nova realidade traz a necessidade da indústria de repensar preço de acordo com o consumo per capta, variando mix de tamanhos e sortimento, além de trabalhar preço e promoção ideal, fatores chaves para otimizar margem e conquistar consumidores.