Campeonato de Coquetelaria com Cachaça reúne 20 bartenders paranaenses.| Foto: Rafael Demetrios/Divulgação
Ouça este conteúdo

Acontece nesta segunda-feira (9), em Curitiba, o 1º Campeonato Paranaense de Coquetelaria Criativa com Cachaça, evento organizado pelo Templo da Cachaça, loja que oferece mais de 8 mil rótulos e possui um museu dedicado à bebida.

Um grupo de 20 bartenders do Paraná disputam a competição, que é dividida em três etapas. Na primeira, o bartender precisa escolher apenas pelo olfato e por uma breve degustação (sem identificar visualmente o rótulo) com qual cachaça quer construir seu coquetel. Entre as opções estão versões artesanais, brancas, envelhecidas ou armazenadas em barris de madeira, que serão reveladas somente após o fim da competição.

Na sequência, os participantes são direcionados a uma pequena mercearia montada no ambiente, contendo frutas, sucos, bitters, vermutes, xaropes, entre outros insumos. A última etapa é a apresentação final dos coquetéis aos avaliadores. Ao todo, serão duas horas para experimentar as cachaças disponíveis, pensar no coquetel a ser produzido, fazer testes e apresentar o resultado. Um corpo de jurados composto por dez especialistas vai determinar os três primeiros classificados, que serão premiados com o total de R$ 2 mil.

Publicidade

“É quase um 'MasterChef' das cachaças, que vai certamente mexer com nossos paladares. A ideia é ousar, inovar, mas também dar liberdade aos competidores para que escolham os produtos que quiserem. Queremos valorizar o paladar e o bom gosto”, explica o proprietário da Rede Cachaçaria Regui Brasil e do Templo da Cachaça, Orlando Régis.