O trigo tem seu lugar de destaque no universo cervejeiro em diversas tradições diferentes. Cervejas que utilizavam o cereal foram muito populares na Europa antes do século 20. Mas é por meio da escola alemã que ganha popularidade no mundo moderno. O estilo Weizen ou Weiss – esse segundo termo usado principalmente quando a bebida é originária da região Sul do país – é o mais conhecido no mundo hoje e o primeiro a ser lembrado. E logo também vem à cabeça a bebida turva, servida em grandes copos, de cor amarelo palha à dourada, com aroma frutado, remetendo principalmente à banana e ao cravo, além do sabor normalmente adocicado.
Esse estilo de alta fermentação costuma também ser um dos primeiros a serem degustados nas aventuras de iniciantes pelo mundo das cervejas especiais, por ser leve e bastante palatável. É também muito versátil na cozinha, sendo usado para harmonizações com diversos pratos, de entradas a sobremesas. Combina também com dias quentes. Nesse caso, quanto menos doce, mais refrescante.
Ao contrário do que muitos pensam, cervejas de trigo não são feitas somente com o cereal. Elas levam, em menor ou maior proporção, também malte de cevada. Além disso, tanto as Weizen e Weiss Biers não são filtradas, pois o fermento é parte integrante da bebida e responsável pela turbidez. É servida em copos maiores e mais altos para que a levedura, que fica sedimentada no fundo da garrafa, possa ser misturada e servida juntamente com o líquido, propiciando uma experiência sensorial completa.
* Os preços são aproximados, a partir das sugestões das importadoras, distribuidoras e cervejarias, servindo apenas para referência.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Deixe sua opinião