A harmonização de cervejas é um assunto que até parece fácil. Mas só parece. Como já escrevi aqui, vários fatores influenciam na combinação entre a bebida e os pratos: os ingredientes, o tempero, o preparo, a marca, o estilo, gosto pessoal, etc. Isso tudo torna essa arte algo bem complexo. Mas também prazeroso. Dentre as combinações mais interessantes está a harmonização entre queijos e cervejas.
O americano Garret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, em Nova York, e uma das maiores referências mundiais quando o assunto é harmonização da bebida, escreve em seu livro The Brewmaster’s Table que esta combinação é tão perfeita que não se sabe onde começa um e termina outro. Basta para isso fazer a escolha certa.
Oliver afirma, inclusive, que a harmonização é muito mais perfeita do que a feita com vinhos. Polêmicas à parte, isso se dá excepcionalmente bem pois os dois produtos são frutos de fermentação. Além disso, a carbonatação da cerveja é muito bem-vinda para limpar a gordura do queijo da boca, deixando o “caminho aberto” para o próximo gole. O amargor, a acidez e o álcool têm efeitos similares, “cortando” a gordura.
Também aqui, valem as mesmas regrinhas da boa harmonização: equilibre a intensidade – queijos leves com cervejas leves e o mesmo para sabores intensos –, e explore a semelhança ou o contraste entre eles.
Entre as sugestões, podemos harmonizar por semelhança um queijo como Camembert com a Eisenbahn Kölsh, cerveja leve e filtrada, mista entre maltes de trigo e cevada.
Ou por contraste, um Brie fica muito bom com a Klein Bier Stout – experimentei com geleia de fruta sobre o queijo e foi divino. Já o amargor da Way Beer American Pale Ale contrasta muito bem com o Gouda, assim como a defumada Bamberg Rauchbier fica ótima com parmesão – melhor ainda se passar por defumação também. Por fim, queijos de fungo azul exigem cervejas mais encorpadas. Um Gorgonzola, por exemplo, vai bem com a Dark Strong Ale Trappistes Rochefort 8.
* Os preços são estimados, segundo as sugestões das cervejarias, importadoras ou distribuidoras.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião