A harmonização de cervejas é um assunto que até parece fácil. Mas só parece. Como já escrevi aqui, vários fatores influenciam na combinação entre a bebida e os pratos: os ingredientes, o tempero, o preparo, a marca, o estilo, gosto pessoal, etc. Isso tudo torna essa arte algo bem complexo. Mas também prazeroso. Dentre as combinações mais interessantes está a harmonização entre queijos e cervejas.
O americano Garret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, em Nova York, e uma das maiores referências mundiais quando o assunto é harmonização da bebida, escreve em seu livro The Brewmaster’s Table que esta combinação é tão perfeita que não se sabe onde começa um e termina outro. Basta para isso fazer a escolha certa.
Oliver afirma, inclusive, que a harmonização é muito mais perfeita do que a feita com vinhos. Polêmicas à parte, isso se dá excepcionalmente bem pois os dois produtos são frutos de fermentação. Além disso, a carbonatação da cerveja é muito bem-vinda para limpar a gordura do queijo da boca, deixando o “caminho aberto” para o próximo gole. O amargor, a acidez e o álcool têm efeitos similares, “cortando” a gordura.
Também aqui, valem as mesmas regrinhas da boa harmonização: equilibre a intensidade – queijos leves com cervejas leves e o mesmo para sabores intensos –, e explore a semelhança ou o contraste entre eles.
Entre as sugestões, podemos harmonizar por semelhança um queijo como Camembert com a Eisenbahn Kölsh, cerveja leve e filtrada, mista entre maltes de trigo e cevada.
Ou por contraste, um Brie fica muito bom com a Klein Bier Stout – experimentei com geleia de fruta sobre o queijo e foi divino. Já o amargor da Way Beer American Pale Ale contrasta muito bem com o Gouda, assim como a defumada Bamberg Rauchbier fica ótima com parmesão – melhor ainda se passar por defumação também. Por fim, queijos de fungo azul exigem cervejas mais encorpadas. Um Gorgonzola, por exemplo, vai bem com a Dark Strong Ale Trappistes Rochefort 8.
* Os preços são estimados, segundo as sugestões das cervejarias, importadoras ou distribuidoras.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas