Antes da competição ela estava afastada de todos, sentada em um canto. “É o meu jeito. Gosto de ficar concentrada, prestando atenção”, diz Vivian Aline Salmeron, 29 anos. Essa é uma situação perfeitamente aplicável a qualquer atleta antes de uma decisão. Mas veio de outro contexto. Foi o que fez a bartender Vivian, que trabalha no bar Charles Edward, em São Paulo, antes de vencer pela segunda vez a final da etapa brasileira do Stella Artois World Draugth Master este ano – uma espécie de campeonato mundial de tiradores de chope da marca belga.
Em 2008, ela já havia sido campeã e representou o país na final em Leuven, na Bélgica. Lá foi o primeiro competidor brasileiro a chegar na finalíssima, na época concorrendo com 12 dos quase 30 participantes selecionados em todo o mundo.
Esse ano representou o Brasil novamente na final mundial, em Buenos Aires, na Argentina, ficando entre os 10 primeiros colocados. Uma semana antes da final, ela saciou uma vontade e cumpriu uma promessa que havia feito para caso ganhasse novamente a etapa nacional: fez uma tatuagem no pulso com a imagem de um cálice da Stella Artois. “Sempre tive vontade de fazer, mas faltava coragem. Procurava algo que tivesse um valor para mim e sabia que um dia ia chegar”, diz ela. Ao explicar para o tatuador o motivo de imprimir na pele uma marca de cerveja, explicou sua história e disse que tinha essa importância especial.
Para vencer, Vivian se comporta como uma atleta: treinando – algo que pode ser bastante agradável, já que é um pecado jogar o chope fora –, mantendo-se informada e estabelecendo metas. Ela diz que sempre visa o campeonato mundial e a oportunidade de ser embaixadora da marca por um ano, viajando pelo mundo e ensinando como tirar um bom chope, para que o sabor e a experiência de bebê-lo sejam plenos.
Trabalhando como bartender desde os 21 anos, confessa que já tentou fazer duas faculdades na área de tecnologia, mas desistiu. A cerveja hoje é mais significativa. Tanto que pensa em fazer um curso de produção da bebida. “Tenho vontade de estudar e me aprofundar mais nessa área”, conta. Além disso, vai continuar treinando para competir mais vezes.
O vencedor do Stella Artois World Draugth Master deste ano foi o indiano Nanda Nkumar Sethy, 30 anos, que trabalha no Belgian Beer Café do Hotel Intercontinental, em Dubai, nos Emirados Árabes. Mas quem se importa? Já temos a nossa campeã.
A gigante AB InBev também está apostando no segmento de cervejas premium no Brasil. Economicamente, o conceito é aplicado para cervejas que custam acima de 30% das comuns. As recentes investidas com as marcas Stella Artois e Budweiser são consequências disso. E mais está por vir, afirma a gerente de marketing do segmento na empresa, Stella Brant, em entrevista ao Bar do Celso. Ela também falou sobre a relação da AB InBev com as microcervejarias nacionais, a possibilidade de importar outras cervejas – como Belle-Vue e outras da família Hoegaarden – e o trabalho em cima da família Bohemia.
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